Escalada Empresarial – 4 Etapas para saber se você sabe se posicionar no Mercado

Escalada Empresarial – 4 Etapas para saber se você sabe se posicionar no Mercado

PAPO EMPREENDEDOR

Faaalaaa empreendedor de sucesso!

Quando você houve as frases abaixo de quem você automaticamente se lembra ?

Ninguém tem paciência comigo…

Não contavam com minha astucia…

Simmmm Chaves e o Chapolin colorado… quase impossível não saber, com uma simples frase todos nós nos lembramos deles mesmo sem querer. Agora o que isso tem haver com empreendedorismo ?

Na semana passada disse que logo menos falaríamos sobre posicionamento no mercado, o logo menos chegou hahaha então a pergunta é simples:

Como você quer que seu produto ou serviço seja conhecido no mercado?

Quem é seu público alvo?

Hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar sobre:

4 Etapas para saber se você sabe se posicionar no Mercado

1ª Etapa: Defina seu nicho de mercado

Essa é a hora da ESCOLHA, a hora em que ao dizermos, por exemplo, que como cabeleireiro, eu quero atender homens, jovens adultos, que trabalham e/ou residem em uma região mais central da minha cidade e que prezem por um ambiente descontraído e de relaxamento, tenho de ter ciência de que deixo de atender todos os demais que não atendem à essas características.

E não há problema algum nisso!

Devemos fazer isso para que tenhamos clareza de quem é o nosso público, de quais são as suas objeções e como podemos ser precisos na conquista desse cliente (falaremos mais sobre isso na 3ª etapa). Definimos o nosso nicho baseando-se em quais são os diferencias que desejo ter, tendo em mente o que irei apresentar de inovador e/ou que será melhor que os meus concorrentes que é diretamente relacionado à o que eu QUERO e IREI ser conhecido.

2ª Etapa: Pesquisa, pesquisa e pesquisa!

Ter e querer ter um posicionamento são coisas completamente diferentes. Na etapa anterior, definimos qual o nicho que desejamos trabalhar, no entanto, definir esse nicho de mercado não é o suficiente. Devemos ver o que funciona e o que não funciona com esse público dentro do seu mercado, ver quais são as formas e os trajetos que devemos ter para que consigamos atrair a nossa persona.

E para fazermos isso, temos algumas formas, mas tudo se resume nessa etapa à pesquisa! A realização de grupos focais, entrevistas aprofundadas são formas de obter essas informações.

Grupos Focais: basicamente, é o agrupamento de perfis diferentes de pessoas em um mesmo ambiente, aonde guiados por um orientador que fará algumas perguntas-chaves será possível identificar as objeções, os diferenciais, as reações frente às interações com diferentes perspectivas.

 

3ª Etapa: Definindo canais e alinhando com o propósito

A etapa de pesquisa serviu para lhe dar insumos acerca de como é a sua persona, quais são as suas perspectivas, como ela se comporta e PRINCIPALMENTE como você conseguirá atingi-la com as suas estratégias de marketing. Definir as estratégias que serão utilizadas é fundamental, mas, grande parte das pessoas erram é que não há propósito nas suas divulgações.

O propósito da sua empresa deve estar traduzido em tudo o que fizer para captar seus clientes.

O pai do Marketing, Kotler, afirma que na atualidade as pessoas consumem o seu produto, porque há um alinhamento do seu propósito com o problema que elas possuem. Elas se sentem representadas, compreendidas e, o mais importante, relevantes para você.

Uma pesquisa realizada pela Salesforce mostrou que 80% dos entrevistados, no Brasil, afirmam que a experiência é tão importante quanto o produto e serviço ofertados, dessa forma, em toda o seu processo – desde a captação ao fechamento – a experiência é DETERMINANTE

 

4ª Etapa: Foco no seu público!

As empresas que focam no mercado, perdem as mudanças que a sua persona vivência e, por consequência, perdem o seus consumidores. Com novas tecnologias, surgem novas demandas, novas preferências e se você não está dentro desse mercado, você sofre as influencias dele, seja dentro do próprio, ou no público-alvo, portanto, é essencial acompanhar e QUESTIONAR, VALIDAR por meio de dados se as suas estratégias estão dando resultado.

 

Então é isso, Bora gerar uma experiência Uaalll  para nossos clientes, e passarem a ser nossos fãs.

Então é isso,  bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
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Vem  empreender com a gente e bora levar sua
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