PAPO EMPREENDEDOR
Faaalaaa empreendedor de sucesso!
Quando você houve as frases abaixo de quem você automaticamente se lembra ?
Ninguém tem paciência comigo…
Não contavam com minha astucia…
Simmmm Chaves e o Chapolin colorado… quase impossível não saber, com uma simples frase todos nós nos lembramos deles mesmo sem querer. Agora o que isso tem haver com empreendedorismo ?
Na semana passada disse que logo menos falaríamos sobre posicionamento no mercado, o logo menos chegou hahaha então a pergunta é simples:
Como você quer que seu produto ou serviço seja conhecido no mercado?
Quem é seu público alvo?
Hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar sobre:
4 Etapas para saber se você sabe se posicionar no Mercado
1ª Etapa: Defina seu nicho de mercado
Essa é a hora da ESCOLHA, a hora em que ao dizermos, por exemplo, que como cabeleireiro, eu quero atender homens, jovens adultos, que trabalham e/ou residem em uma região mais central da minha cidade e que prezem por um ambiente descontraído e de relaxamento, tenho de ter ciência de que deixo de atender todos os demais que não atendem à essas características.
E não há problema algum nisso!
Devemos fazer isso para que tenhamos clareza de quem é o nosso público, de quais são as suas objeções e como podemos ser precisos na conquista desse cliente (falaremos mais sobre isso na 3ª etapa). Definimos o nosso nicho baseando-se em quais são os diferencias que desejo ter, tendo em mente o que irei apresentar de inovador e/ou que será melhor que os meus concorrentes que é diretamente relacionado à o que eu QUERO e IREI ser conhecido.
2ª Etapa: Pesquisa, pesquisa e pesquisa!
Ter e querer ter um posicionamento são coisas completamente diferentes. Na etapa anterior, definimos qual o nicho que desejamos trabalhar, no entanto, definir esse nicho de mercado não é o suficiente. Devemos ver o que funciona e o que não funciona com esse público dentro do seu mercado, ver quais são as formas e os trajetos que devemos ter para que consigamos atrair a nossa persona.
E para fazermos isso, temos algumas formas, mas tudo se resume nessa etapa à pesquisa! A realização de grupos focais, entrevistas aprofundadas são formas de obter essas informações.
Grupos Focais: basicamente, é o agrupamento de perfis diferentes de pessoas em um mesmo ambiente, aonde guiados por um orientador que fará algumas perguntas-chaves será possível identificar as objeções, os diferenciais, as reações frente às interações com diferentes perspectivas.
3ª Etapa: Definindo canais e alinhando com o propósito
A etapa de pesquisa serviu para lhe dar insumos acerca de como é a sua persona, quais são as suas perspectivas, como ela se comporta e PRINCIPALMENTE como você conseguirá atingi-la com as suas estratégias de marketing. Definir as estratégias que serão utilizadas é fundamental, mas, grande parte das pessoas erram é que não há propósito nas suas divulgações.
O propósito da sua empresa deve estar traduzido em tudo o que fizer para captar seus clientes.
O pai do Marketing, Kotler, afirma que na atualidade as pessoas consumem o seu produto, porque há um alinhamento do seu propósito com o problema que elas possuem. Elas se sentem representadas, compreendidas e, o mais importante, relevantes para você.
Uma pesquisa realizada pela Salesforce mostrou que 80% dos entrevistados, no Brasil, afirmam que a experiência é tão importante quanto o produto e serviço ofertados, dessa forma, em toda o seu processo – desde a captação ao fechamento – a experiência é DETERMINANTE
4ª Etapa: Foco no seu público!
As empresas que focam no mercado, perdem as mudanças que a sua persona vivência e, por consequência, perdem o seus consumidores. Com novas tecnologias, surgem novas demandas, novas preferências e se você não está dentro desse mercado, você sofre as influencias dele, seja dentro do próprio, ou no público-alvo, portanto, é essencial acompanhar e QUESTIONAR, VALIDAR por meio de dados se as suas estratégias estão dando resultado.
Então é isso, Bora gerar uma experiência Uaalll para nossos clientes, e passarem a ser nossos fãs.
Quer saber mais? Entre em contato e bora decolar.
Semana que vem estamos de volta!
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Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedorAté a próxima semana.