Escalada Empresarial – Fala !!! Que eu te escuto!

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Então Vamos lá para o  nosso #papoempreendedor dessa semana….

Seguimos no nosso desafio,  que é tratar das 4 habilidades que julgamos principais que um líder precisa ter, No ultimo e-mail falamos sobre ENGAJAR E  hoje no #papoempreendedor vamos falar  sobre  COMUNICAÇÃO.

 

O conceito de comunicação eficaz tem sido cada vez mais discutido no âmbito corporativo pela relevância de conseguir que mais do que trocar palavras os colaboradores de uma companhia consigam construir relacionamentos baseados no pleno entendimento do que ambas as partes desejam.

 

Emissor e receptor precisam estar alinhados para que falem a mesma língua e cheguem aos resultados desejados.

 

Afinal, o que é uma comunicação eficaz?

 

A comunicação já é reconhecida como uma das bases para o bom desenvolvimento empresarial, contudo, a questão a ser debatida agora se concentra na sua eficácia.

 

Contar com mecanismos que permitam a troca de diálogos entre os colaboradores de uma organização é importante, mas se deve sempre focar na construção de interações válidas e que tragam resultados.

 

Quando a comunicação não é clara e objetiva pode acarretar numa série de prejuízos para a empresa.

 

Basicamente, a comunicação eficaz a que me refiro é aquela que em todos conseguem compreender a mensagem transmitida e a partir dela partir para ações que sejam positivas para as duas partes.

 

Sabe quando você ouve alguém falando durante horas e chega à conclusão que essa pessoa não disse nada? Isso acontece quando se tem uma comunicação ineficaz, isto é, que não atinge seus objetivos.

 

Dentro de uma equipe essa falta de eficiência comunicativa pode significar uma série de prejuízos difíceis de mensurar.

 

Além de afetar o andamento interno, a comunicação que não se concretiza como deveria, pode trazer problemas para negociar com fornecedores ou mesmo para se posicionar com assertividade diante dos concorrentes.

 

Comunicação eficaz influencia no ambiente organizacional

 

A boa comunicação entre os colaboradores permite estabelecer um ambiente corporativo mais saudável em que os indivíduos agem com maior respeito entre si e tem conhecimento de como podem auxiliar uns aos outros.

 

Quando uma empresa tem um clima pesado entre os seus funcionários geralmente se observa uma comunicação que não consegue se realizar plenamente. Pessoas que não conseguem conversar e se entender não conseguirão produzir juntas com deveriam.

 

Cultura organizacional é fruto de boa comunicação

 

diálogo constante e eficiente entre a empresa e os colaboradores é essencial para que haja alinhamento de estratégias e objetivos.

 

A cultura organizacional bem desenvolvida é o segredo de corporações que seguem no mercado em pleno crescimento, pois permite que os indivíduos do quadro de funcionários saibam como estabelecer um trabalho realmente feito em equipe.

 

A comunicação eficaz promove a troca entre as pessoas de maneira que cada funcionário consegue se colocar no lugar do outro entendendo como ajudá-lo na realização de suas metas.

 

Cada pessoa tem sua própria construção de significados

 

A principal dificuldade que um gestor encontra no que diz respeito ao desenvolvimento de uma comunicação eficaz dentro de sua companhia é compreender que muitas vezes o que impede que os colaboradores se tornem mais próximos e sigam o planejamento geral é que cada indivíduo tem sua própria forma de entender as mensagens que lhe são passadas.

 

Toda pessoa constrói um arcabouço de significados e interpretações de acordo com sua cultura e com suas vivências.

 

Ao passar a integrar um time empresarial é natural que leve algum tempo para que esse indivíduo entenda plenamente qual é o seu lugar nesse contexto e como pode se tornar mais eficiente para a equipe.

 

Percebendo que existe algum tipo de comprometimento da comunicação entre os integrantes de uma equipe é essencial que o gestor investigue as motivações para identificar uma possível questão de cunho cultural. Entendendo onde está o cerne do problema é mais fácil corrigi-lo.

 

Algo está mal ? Dialogue

 

Com a compreensão de que muitos dos problemas que se estabelecem entre os colaboradores têm origem na ineficácia da comunicação é interessante estabelecer um momento de diálogo entre os membros da equipe.

 

Um bom momento para fazer essa conversa é quando algo está indo mal. É fácil perceber quando tem algo fora do lugar no grupo, as pessoas tendem a ficar mais aéreas e fugir de enfrentamentos com feedbacks.

 

Colocar todos reunidos e com a possibilidade de expor a maneira como se sentem ajudará a criar uma unidade maior entre os integrantes da equipe.

 

Pode ser interessante também estabelecer momentos pontuais para troca de feedbacks como, por exemplo, final de um projeto ou o estabelecimento de novas metas para o grupo. Comunicação é troca de diálogo visando sempre fortalecer o grupo.

 

Empresas com boa comunicação se diferenciam

 

Empresas que estabelecem um bom nível de comunicação entre os colaboradores e com os públicos externos tendem a desenvolver uma série de diferenciais começando pela maior produtividade.

 

Pessoas que se entendem conseguem fazer mais e melhor juntas. Além disso, a comunicação que atinge seus objetivos se torna combustível para desenvolver soluções mais criativas a médio e longo prazo.

 

Basta prestar atenção que as empresas de maior sucesso atualmente são aquelas reconhecidas por ter um ambiente propício à comunicação.

 

É isso ae pessoal, partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, vem  empreender com a gente e bora levar sua empresa para próximo nível.

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