Escalada Empresarial – Lápis em uma mão, e espada na outra!!

Escalada Empresarial – Lápis em uma mão, e espada na outra!!

Seja Bem-Vindo Empreendedor(a) de Sucesso!!!

Bem sabemos que  a caminhada empreendedora é cheia de pedras e armadilhas pelo caminho, muitos são os desafios nessa jornada é quase como se estivéssemos em uma guerra, sim isso mesmo uma guerra,  pelo cliente e por vender mais.

Em um desses treinamentos que fiz ouvi a seguinte frase: Nós não perdemos clientes para nossa concorrência, nós perdemos clientes para nossa negligencia. E como isso é verdade.

E uma das nossas maiores negligencias sabe qual é ? Não conhecer a fundo nossos concorrentes, os nossos “ inimigos “

Disse Sun Tzu em A Arte da Guerra:

“Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra você.

Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perder;”

Fato é que, se seu cliente não estiver comprando de você, ele estará comprando de outro e fatalmente isso afetara seu fluxo de caixa e sua capacidade competitiva,  por isso hoje no  nosso #papoempreendedor vamos falar sobre :  como enfrentar essa batalha  e  se destacar  frente aos seus concorrentes.

Por mais tentador que seja concentrar sua atenção e seus esforços unicamente na gestão da sua empresa, uma das coisas mais relevantes ao começar seu negócio é ter certeza de quem são seus concorrentes.

Fazendo isso, além de não ser surpreendido com novidades nem sempre boas, você tem visão para novas oportunidades, aprimorando seu trabalho e ficando em vantagem perante os concorrentes.

Vemos, frequentemente, empresas de peso com capital de giro considerável, estrutura física e administrativa, investidores, base de clientes, bom relacionamento com cliente. Porém, não adianta ter tudo isso se você não identificar sua real concorrência e não tiver mais ousadia.

Continue lendo este texto para aprender a lidar com os concorrentes de forma positiva e superar esses desafios.

Por que se destacar em relação aos seus concorrentes?

 Uma grande vantagem dos micro e pequenos negócios é a velocidade de adaptação e inovação, é poder focar tanto em soluções únicas quanto no único público certo. São vantagens inerentes e, independentemente do setor, é necessário que o empreendedor esteja consciente de suas vantagens, sabendo que também não tem grande margem de erro.

Olhar para seu concorrente – as estratégias e particularidades que ele possui – faz com que seu negócio  acompanhe o desenvolvimento do mercado em tempo real, sem ficar centrado em si mesmo. Olhar para o concorrente pode te ajudar a pensar em soluções.

 

Como fazer isso acontecer?

 

Antes de mais nada, é preciso selecionar um nicho com potencial de crescimento em escala, afinal, não se pode correr o risco de estagnar o faturamento ou depender do concorrente. Até porque, cá entre nós, se o mercado não tem tendência de crescer, sua receita ficará na média.

O  livro Oceano Azul ensina uma estratégia para procurar um nicho e aproveitar uma demanda que a concorrência não vê.

  1. Descubra e analise seus concorrentes

Uma questão fundamental antes de lançar um produto ou abrir uma empresa é conhecer profundamente o mercado e suas reais necessidades. Ao estudar o que sua concorrência oferece ao público, como faz sua gestão comercial e como são vistas por clientes e potenciais clientes, você reúne informações valiosas de como atua no nicho.

O monitoramento contínuo da concorrência permite que você compreenda melhor como as empresas reagem à crises, trends, quais o pontos fortes e fracos, oferecendo um comparativo com seus próprios processos internos e identificando, assim, quais produtos podem ou devem ser melhorados.

  1. Conheça seu público

Todo mundo sabe que conhecer seu target – ou “público-alvo” – é indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Para definir isso, vale analisar três perguntas básicas:

  1. Quem é o seu público? 
  2. Como você quer que ele consuma seus produtos?
  3. Quem são os distribuidores e fornecedores que suprem esse mercado?

Sem uma conclusão para essas questões, seu trabalho acontecerá de forma aleatória e sua empresa terá poucas chances de ter sucesso. Reconhecendo as necessidades, vontades e preferências desse cliente, você consegue alcançar excelentes resultados.

   3. Agregue valor a seu produto

Agregar valor ao seu produto significa não apenas vendê-lo, como oferecer inovação, valores, diferenciação, qualidade e satisfação do cliente: mostra que ele vale o quanto custa. Algumas dicas para isso:

  1. Envie um brinde com o produto adquirido;
  2. Desenvolva uma embalagem diferenciada;
  3. Invista em programa de vantagens;
  4. Trabalhe com precificação de produto;
  5. Invista em ações de branding.

    4. Construa um ótimo Customer Service

O Customer Service é a área da empresa que centraliza todas as reclamações, elogios e sugestões dos seus clientes. Mais do que refletir reincidências, se você souber como administrar esse setor, ele pode se tornar estratégico, transformando os problemas do seu público em melhorias para seu produto ou para o suporte, melhorando, assim, a reputação e credibilidade do seu empreendimento.

Para implantar um com CS, valem algumas dicas:

Estimule o trabalho em equipe, ouça clientes e compartilhe comentários, ofereça um atendimento que preza pela honestidade e pratique a empatia – cada minuto é importante e estimule habilidades e solução de problemas.

    5. Reconheça e aproveite seus pontos fortes

Uma dica muito eficaz para atender a esse quesito é a análise SWOT – que, em inglês, significa “Strenghts, weaknesses, opportunities e threats” (ou “forças, fraquezas, oportunidades e ameaças”, respectivamente). Essa ferramenta de planejamento estratégico é utilizada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela proporciona um diagnóstico completo da situação para você avaliar quais são os pontos a melhorar: as forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão – você e sua empresa.

Já as oportunidades e ameaças falam sobre os fatores externos, que estão fora do seu controle – esses dois cenários são conhecidos como “fatores internos” e “fatores externos”. Um sistema relativamente simples, que fornece grande detalhamento da situação, abrangendo diversas circunstâncias e dando insights para você dar seus próximos passos.

    6. Conheça o mercado e suas necessidades

Como já dissemos anteriormente, um dos pontos principais para um plano de negócios eficiente é a análise de mercado, pois é a partir dela que você conseguirá entender qual caminho seguir para satisfazer seu cliente da forma mais completa, além de te mostrar em que patamar se encontra seu negócio. Comece pelas análises de mercado terceirizadas, ou seja, as já existentes e, em seguida, realize suas próprias análises, investigando a opinião dos consumidores e se inspirando em cases de sucesso.

  1. Domine o mercado em que sua empresa atua

A partir do momento em que você obtiver a primeira vitória, cada conquista deverá ser reconhecida. Lembre-se de que a principal parte da sua empresa, aquela que a faz girar, é seu cliente. Estabeleça metas, segmente seu público, conquiste credibilidade. Seguindo essas dicas, sua empresa vai se destacar perante seus concorrentes e, quando isso acontecer, você terá uma base para se sustentar, possivelmente em um mercado escalável.

Portanto, conheça as próprias vantagens competitivas que você tem em relação aos concorrentes, como preço, produto, distribuição ou proposta de valor.

È isso ae galera, termino esse artigo com outra frase de Sun Tzu:

A vitória está reservada àqueles que estão dispostos a pagar o preço e lembre-se: você é seu próprio general. Então, tome agora a iniciativa, planeje e marche decidido para a vitória.

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Até a próxima semana.

Este post tem 2 comentários

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