É por isso que o caixa da sua empresa não fecha!

Faaaalaaa Empreendedor(a) de Sucesso!!!

O empreendedorismo é a arte de tornar-se persistente, resiliente e paciente, englobando também os famosos prazos médios. Como bom empreendedor que você é, com certeza, já parou para pensar que precisa “matar um leão por dia”.

O custo Brasil não é dos mais baixos e o país é um dos que mais fecham empresas por ano. Segundo o IBGE, foram fechadas mais de 316 mil empresas em quatro anos e muitos empreendedores entraram para as estatísticas.

Vários gestores conseguem ter número de vendas altas, mas sofrem com os custos e dependem do capital de giro. Dessa forma, o controle sobre os prazos médios torna-se crucial e aqui confira como ter um planejamento a médio prazo.

O que são os prazos médios?

A gestão de caixa é fundamental, pois permite que você arque com os passivos. Afinal, possibilita acompanhar e analisar os prazos médios, não é mesmo!?

Para entender esse conceito, convém dividi-los em três partes essenciais. Assim, confira veja as informações sobre cada um deles a seguir:

PMP (Prazo Médio de Pagamento)

Em primeiro lugar, esse indicador explica a média de dias que a empresa precisa para pagar os seus fornecedores. Nesse cenário, engloba o dia que compra as mercadorias, produtos e a matéria-prima até o dia em que efetua o pagamento.

O seu PMP é encontrado por meio dessa fórmula: PMP = (Fornecedores/Compras) * Dias do Período (360).

Ainda dá para utilizar essa outra conta: Compras = Custo da Mercadoria Vendida + Estoque Final – Estoque Inicial.

Para entender o PMP, saiba que quanto maior, melhor é para a sua empresa. Porém, os prazos precisam ser analisados em conjunto e não individualmente.

PME (Prazo Médio de Estocagem)

O PME demonstra a média de dias que o estoque fica em armazenamento nas dependências da empresa antes de concluir a venda. Portanto, indica o tempo para ser renovado, iniciando quando é comprado e sendo concluído no ato de venda.

A fórmula para encontrar o PME é a seguinte: PME = (Estoque/CMV) * Dias do Período (360).

PMR (Prazo Médio de Recebimento)

A média do PMR mostra o tempo que o pagamento demora para cair na conta da sua empresa. Em outras palavras, o prazo vai do momento de venda até a hora de receber, você encontra esse valor fazendo a conta a seguir:

PMR = (Contas a Receber/Receita líquida) * Dias do Período (360).

Exemplos de prazos médios

Imagine uma empresa que tem os esses indicadores: PMP= 20; PME= 8 e PMR= 6.

É possível ver que a empresa está bem porque tem o Prazo médio de pagamento para 20 dias e o Prazo de Estocagem de 8 dias. Além disso, recebe os pagamentos 6 dias depois da venda e indica números bem interessantes.

Com um PME de 8 e um PMR de 6, a conta dá 14 dias, já o pagamento será realizado depois de 20 dias, portanto, há uma sobra de seis dias. Nesse período, é possível reinvestir o dinheiro e trabalhar com certa folga.

Agora, imagine outra empresa que tem esses indicadores: PMP= 7; PME= 4 e PMR= 13.

Ao fazer uma análise, fica claro que o giro de estoque é alto e demora 4 dias, porém os outros prazos médios não são bons. Os pagamentos são realizados 7 dias após a compra, já o valor das vendas demora 13 dias para cair.

Conclusão: o financiamento é feito com dinheiro de terceiros ou por empréstimo. Esse tipo de operação a longo prazo irá estrangular as finanças da empresa.

O segredo para evitar esse tipo de situação é analisar os prazos médios e usar da boa negociação para mudar o PMR. Já os demais indicadores não dependem de você, mas dá para dar descontos à vista e até modificar a data de recebimento do cartão para um prazo mais curto.

Até semana que vem!

Grande abraço e desejo uma ótima leitura

Uma ótima semana para nós, e bora escalar os resultados das nossas empresas.

Por que como já sabemos #empreendereasolução.