Escalada Empresarial – Ele não traz felicidade, mas manda buscar

Escalada Empresarial – Ele não traz felicidade, mas manda buscar

Ele não traz felicidade, mas manda buscar

Faaalaaa empreendedor de sucesso!

Estava cá com meus botões… E dizem que Dinheiro ele não traz felicidade, mas manda buscar! O que você acha dessa frase?

Estamos apenas iniciando esta temporada 2.024 e tenho tanto assunto pra falar, tanta coisa boa, mas entre tantos assuntos relevantes que vão ajudar você empresário, empreendedor a ter uma melhor gestão e mais resultados qual deveria ser o primeiro ?

No nosso treinamento Escalada empresarial, o primeiro nível de atuação nos chamamos de SOBREVIVÊNCIA. Nessa fase o foco é gestão financeira profissional. Conhecer e acompanhar todos os indicadores que vão apontar o sucesso ou o fracasso do seu negócio é prioridade.

Hoje vou começar então uma série de emails falando sobre dim dim.  Ele não traz felicidade, mas manda buscar hahaha.

O Proposito de um empreendedor nunca deve ser o dinheiro, mas a Meta e o objetivo de uma empresa têm que ser o lucro. É o lucro  que faz uma empresa sobreviver e  crescer.

O oxigênio de uma empresa é o dinheiro, é a saúde financeira em dia que permitirá ter uma empresa lucrativa e pronta para subir o nível.

E hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar sobre uma das maiores dificuldades dos empresários: A precificação.

ele não traz felicidade, mas manda buscar!

Precificar produtos e serviços é uma tarefa que exige atenção a muitos detalhes, como os custos da produção, os preços da concorrência, o perfil dos seus clientes, entre outros fatores.

Se você levar em consideração apenas o custo de compra ou de mão-de-obra, por exemplo, pode chegar em um valor que não é adequado para gerar lucro, podendo causar problemas sérios nas finanças do seu negócio e até dificuldades para pagar as contas no fim do mês.

Então, para garantir que essa conta feche e que as suas vendas sejam suficientes para cobrir os gastos, manter sua empresa aberta e ainda gerar lucro, continue a leitura e saiba como precificar produtos ou serviços de forma correta.

O que é preciso considerar ao precificar produtos e serviços?

Para precificar produtos e serviços de forma correta, é preciso encontrar um valor que seja, ao mesmo tempo, suficiente para cobrir gastos com a produção, gerar uma margem de lucro e tornar a sua empresa competitiva em relação ao que o mercado cobra.

Definir quanto cobrar por um produto ou serviço pensando somente no lucro ou na possibilidade de vender mais pode trazer problemas para você.

Afinal, se você cobrar um preço baixo demais, sua lucratividade pode ser insuficiente para cobrir os custos. Se cobrar um preço alto demais, provavelmente a concorrência cobrará menos e você pode acabar perdendo clientes. Por isso, é necessário levar em consideração diversos fatores na hora de precificar produtos e serviços. Veja, agora, quais são eles.

Custos e despesas de produção

O primeiro passo para precificar produtos e serviços é detalhar a totalidade de custos e despesas envolvidos na atividade da sua empresa. Entre eles, estão a compra de matéria-prima, o pagamento de fornecedores, o aluguel do imóvel, os custos com equipamentos, os possíveis impostos que a venda poderá gerar quando chegar ao consumidor final, entre outros.
Sabemos que o dia a dia do empreendedor costuma ser bastante agitado, por isso, a dica é anotar todos os custos que o seu negócio gera diariamente e manter um planejamento financeiro. Assim, você evita o esquecimento de alguma despesa na hora de precificar produtos e serviços, o que pode causar prejuízos mais tarde.

Preços da concorrência

Nessa etapa, o ideal é você consumir e fazer uma avaliação do preço e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos por outras empresas do mercado. Caso seu produto tenha algum diferencial de destaque, pode valer a pena subir um pouco o preço.

Além disso, fique atento na hora de comparar seus preços com o que a concorrência está cobrando. Se você baixar o preço dos seus produtos e serviços só porque a concorrência cobra mais barato, pode não conseguir cobrir seus gastos, e se cobrar muito acima pode prejudicar o crescimento do seu negócio.

O ideal é avaliar quanto você pode explorar ou não na sua margem de lucro, em comparação com a concorrência, para atrair clientes.

Perfil do cliente

Além da concorrência, também é preciso olhar para o seu cliente. Nesse momento, avalie quanto um possível consumidor da sua empresa costuma pagar por esse produto ou serviço e trace um perfil do seu público com base nessa informação. Dessa forma, ficará mais fácil definir um valor que seja coerente para ele e para você, ou seja, um valor que caiba no bolso do cliente e não prejudique as finanças do seu negócio.

Além disso, lembre-se que o valor de um produto ou serviço pode contar com uma margem para que você possa conceder algum tipo de desconto em momentos especiais ou determinadas situações de compra.

Como precificar produtos e serviços na prática

Depois de fazer todas essas análises e considerar todos os fatores envolvidos, é hora de fazer o cálculo para precificar produtos e serviços. Para facilitar esse processo e chegar mais próximo do valor ideal, siga nosso exemplo.
1.         Imagine que você tem uma loja de doces e consegue produzir 100 brigadeiros por mês. O custo dos ingredientes para fazer esses brigadeiros é R$ 30.
2.         Agora, além do custo dos ingredientes, adicione também o valor de outras despesas, como luz e gás utilizados na produção dos brigadeiros. Para o nosso exemplo, vamos usar o preço de R$ 200.
3.         Agora, é hora de definir quanto você deseja de lucro pelos brigadeiros. Nesse caso, vamos imaginar que a busca seja por R$ 100 de lucro.
4.         Somando esses valores, chegamos a R$ 330, que seria o faturamento mensal que você precisaria ter.
5.         Pensando nisso, ao dividirmos o valor de faturamento pelos 100 brigadeiros produzidos por mês, cada um deverá custar R$ 3,30.
O cálculo desse exemplo ficaria assim:
R$ 30 + R$ 200 + R$ 100 = R$330
R$ 330 / 100 brigadeiros = R$3,30

Como você viu, precificar produtos e serviços de forma correta é essencial para manter a saúde financeira da sua empresa e garantir lucratividade para o seu negócio. Porém, para identificar cada um dos pontos que citamos, chegar a um valor correto e atingir bons resultados, é necessário ter informações completas e um bom planejamento financeiro.

Pois bem, parece algo obvio né. Mas o obvio só é obvio para olhos treinados. Infelizmente já vi muitas empresas irem parar no nosso arquivo morto apenas por não terem tido esse cuidado.

Mas nós estamos aqui pra te ajudar. Temos aqui uma equipe de contadores prontinho pra te ajudar.

Quer saber mais? Entre em contato e bora decolar.

Então é isso,  bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
Siga a SKN no Instagram e fique por dentro de várias novidades!

https://www.instagram.com/sknprimecontabilidade/

Vem  empreender com a gente e bora levar sua
empresa para próximo nível.

Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedorAté a próxima semana.

Deixe um comentário