Empresa Feliz é empresa que vende!
Sabe uma frase que nós empresários deveríamos ter bem visível nas nossas empresas ?
Empresa Feliz
é Empresa que vende.
O que são indicadores de vendas e por que utilizá-los em meu negócio?
São esses resultados que dão ao gestor a visibilidade de processos que não estão indo bem e precisam ser melhorados, ou de estratégias que estão boas e podem ser mantidas.
Além disso, através dos resultados apresentados, é possível criar novas metas para o futuro, como aumentar as vendas em 10%, ou criar ações para fidelizar clientes, por exemplo.
Agora que esse conceito já ficou um pouco mais claro, vamos mostrar quais são os 5 principais indicadores de vendas para você implementar no seu negócio.
5 indicadores para melhorar as vendas da sua empresa
1 – Valor médio das vendas
Valor médio das vendas = Valor total das vendas / Quantidade de vendas
No exemplo citado acima, o valor médio das vendas é R$ 100,00. Se esse resultado for considerado baixo, é possível criar estratégias para aumentar as vendas, como mais divulgação ou promoções, por exemplo.
2 – Valor do faturamento por produto/serviço
Porém, quando usamos o indicador de vendas para mensurar cada produto ou serviço da carteira do negócio, o resultado pode nos informar quais são os itens mais lucrativos e mais procurados e quais deles não trazem um retorno financeiro significativo.
A partir deste resultado, o empreendedor pode considerar criar estratégias para levar mais visibilidade a determinado produto ou serviço para melhorar as vendas ou até mesmo tirar esse item do portfólio.
Para fazer este cálculo, é preciso multiplicar o volume de vendas pelo preço por unidade de cada produto ou serviço.
Vamos pensar em uma loja de calçados em que determinada sandália feminina custe R$ 100,00. Para saber qual o valor total do faturamento, é necessário multiplicar esse número à quantidade de vendas durante um período específico.
Faturamento por produto ou serviço = Preço por unidade vendida * Período
Se formos considerar o faturamento no período de um mês, e nesse tempo a loja tiver vendido 10 sandálias, o faturamento por produto foi de R$ 1.000,00.
3 – Número de clientes
Nesse caso, é muito importante manter uma planilha de controle de clientes sempre atualizada com os dados de todas as pessoas que frequentam seu negócio. Se você ainda não utiliza essa ferramenta, existem várias disponíveis na internet gratuitas para baixar!
Vamos dar um exemplo para facilitar o entendimento desse indicador de vendas. Voltemos à loja de calçados. Durante o mês de novembro, o empreendedor notou que o estabelecimento recebeu 100 clientes, porém, no ano anterior, a mesma loja recebeu 150
.
Houve uma queda bem grande de visitas. A partir desse resultado, o empreendedor pode analisar o que houve de diferente entre um ano e outro e pensar em soluções para aumentar a presença de clientes na empresa.
4 – Número de clientes que compram de novo
Como não é uma novidade entre as pessoas que têm um negócio, melhor do que conquistar clientes novos é manter os antigos. Por isso, pode ser muito positivo criar ações para melhorar o relacionamento da empresa com os clientes, mandando e-mails em aniversários, dando descontos para novas compras, avisando de novos produtos ou serviços antes da divulgação para o público, entre outros.
O primeiro passo é ter em mãos os valores líquidos das vendas. Agora, com os números em mãos, subtraia o valor líquido do ano anterior ao do ano corrente e multiplique por 100. Nesse caso, a expressão fica assim:
(Valor líquido do ano anterior – Valor líquido do ano atual) * 100
Lembre-se que, para esse indicador, é possível usar qualquer período de tempo para identificar o crescimento do negócio. Nós usamos um ano apenas como exemplo.
Esses foram os 5 principais indicadores de vendas para você começar a analisar seu negócio e criar estratégias e metas adequadas aos seus objetivos.
Existem vários outros indicadores que podem ser usados, principalmente se você também tem uma empresa virtual, mas, para quem está começando agora, esses 5 já dão uma excelente visão das áreas que precisam de cuidado.
Como disse Bill Gates certa vez:
A maneira como você coleta, gerencia e utiliza as informações determina se você vai vencer ou perder
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Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ele ficar.
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Até a próxima semana.