Escalada Empresarial – Equilíbrio é tudo na vida!

Escalada Empresarial – Equilíbrio é tudo na vida!

PAPO EMPREENDEDOR

Faaalaaa empreendedor de sucesso!

Em época de inteligência artificial, onde quase tudo que queremos e precisamos está na palma das nossas mãos, nunca se viu tão necessário nós empreendedores,  estar sempre apreendendo se desenvolvendo, por que não dizer se reinventando.

Nos meus treinamentos sempre faço essa pergunta:
Quem faz uma empresa crescer, um Líder ou um Gestor ? E qual a diferença dos dois ?

Sempre há um discussão, um zum zum zum, mas a real é que muitos não sabem nem a diferença, nem os papeis de cada um dentro da empresa.

Então hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar daquilo que de fato faz uma empresa crescer.

Equilíbrio é tudo na vida!

A combinação, o equilíbrio entre essas duas pessoas que moram dentro de nós, o gestor e líder,  esse é trunfo o diferencial dos empresários de sucesso e das empresas que geram muito resultado.

Gestão e Liderança – Entenda as diferenças?

Para o seu negócio crescer rápido, gestão e liderança devem Caminhar juntas

Quando falamos em gestão e liderança, mesmo no mundo dos negócios, ainda existe um erro comum de achar que representam a mesma coisa. Aliás, se você e empreendedor ou empresário é importante que você saiba quais são as suas diferenças e, como cada uma destas abordagens se aplica ao seu empreendimento.

O primeiro passo é entender que nem sempre um gestor é um bom líder ou um líder é um bom gestor. A gestão está relacionada ao gerenciamento dos processos, dos aspectos técnicos e estratégicos da organização. Já a liderança se concentra em inspirar, motivar, engajar, reconhecer, inovar, desenvolver a equipe, os profissionais que a compõe e produzir resultados.

Em resumo liderança tem foco nas pessoas e gestão nos procedimentos de maneira geral, entretanto, é importante ressaltar que uma não existe sem a outra, pois são aspectos que se complementam e que são fundamentais ao seu negócio. Não basta ter processos organizados e eficientes se não há profissionais preparados e engajados. Do mesmo modo, não adianta contratar os melhores colaboradores, se os processos da sua empresa não favorecem o seu trabalho e o alcance das metas e objetivos.

Características do Gestor x Características do Líder

Gestor X Líder

• Foco nos processos x Foco nas pessoas;

• Desenvolve sistemas x Desenvolve profissionais;

• Gerencia pelo método x Lidera pela influência;

• Cria e mantém as rotinas x Estimula ideias, criatividade e inovação;

• Foco em indicadores, mensuração e metas x Foca na cultura, missão, visão e propósito;

• Planejamento, análise e controle x Inspiração, guia e direcionamento;

• Foco em administrar o negócio x Foco em trazer inovações;

• Controle rígido dos processos x Comunicação e relacionamento com a equipe;

• Organiza a empresa x Motiva, engaja, corrige e delega as tarefas.

Como podemos perceber, estas são habilidades importantes e, no ambiente de uma empresa, essenciais à conquista dos resultados planejados e formação de uma equipe de alto desempenho. Com tal, precisam estar interligadas e trabalhar em conjunto para que as metas sejam plenamente concretizadas. Isso quer dizer que gestão e liderança devem ser aliadas, unir o melhor de cada uma para com isso fomentar a expansão do seu negócio em todos os sentidos.

O papel da Gestão e Liderança nas empresas

Os processos ajudam a organizar as rotinas da empresa e a liderança conduz aos resultados!

Para que você empreendedor entenda com mais clareza o que estou dizendo e possa aplicar estas ideias na melhoria de seus processos e liderança, resolvi classificar as empresas em quatro perfis diferentes, de modo que entenda com mais exatidão como o alinhamento entre liderança e gestão é importante.

1. Empresa com alta gestão e baixa liderança = cresce devagar

2. Empresa com baixa gestão e baixa liderança = não cresce

3. Empresa com alta liderança e baixa gestão = cresce devagar

4. Empresa com alta liderança e alta gestão = Cresce rápido (Alta Performance)

1 – Alta gestão e baixa liderança que dizer que sua empresa tem procedimentos claros, eficientes organizados e consistentes, mas que os seus líderes não são conseguindo desenvolver em seus profissionais o engajamento e a motivação que ela precisa para conquistar seus resultados e, por isso, cresce devagar.

2- Quando falamos em baixa gestão e baixa liderança, o problema é ainda maior porque significa que o seu negócio nem tem bons processos e nem lideranças preparadas para agregar o valor que ele precisa para avançar ao próximo nível. Com isso a empresa não cresce, acaba ficando estagnada e corre o risco de morrer a qualquer momento.

3- A alta liderança com baixa gestão também não é produtiva para seu empreendimento, pois significa que seus líderes e liderados, mesmo que capacitados, bem preparados e motivados, estão esbarrando na ineficiência ou mesmo inexistência de processos claros, organizados e congruentes com suas capacidades, habilidades e experiências. Como resultado disso, você vai crescer devagar, quase parando. Não é isso que você quer não é mesmo?

4- A empresa ideal – Alta liderança somada com alta gestão é o que a sua empresa precisa para crescer, inovar, ter processos eficientes, pessoas engajadas, se tornar produtiva, competitiva, lucrativa e uma referência no mercado. Esta união do fator processual com o fator humano é o que faz com que seu negócio cresça de forma rápida e tenha a alta performance que todo empreendimento precisa para se consolidar.

Em qual nível a sua empresa está?

Unir alta liderança com alta gestão é o que faz sua empresa chegar ao próximo nível!
Aposto que ao ler este artigo você que é dono de uma pequena ou média empresa conseguiu visualizar melhor as diferenças entre gestão e liderança, entender suas características, benefícios e particularidades e como esta junção pode agregar mais valor à sua empresa.

Espero que tenha percebido também em qual status seu empreendimento está neste exato momento e onde ela pode chegar com algumas mudanças, seja na sua forma de fazer o gerenciamento dos processos ou na forma de liderar seus profissionais. Quando você empreendedor alcança esta consciência, além de evoluir como gestor e líder, o seu negócio ganha corpo e cresce também.

Fique atento a isso empreendedor, observe onde seu negócio pode melhorar e potencialize os resultados tanto da sua Gestão como da sua Liderança. Sua empresa e você têm muito a ganhar com isso!

Até a próxima Semana !!

Então é isso, Bora gerar uma experiência Uaalll  para nossos clientes, e passarem a ser nossos fãs.

Então é isso,  bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
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Vem  empreender com a gente e bora levar sua
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Até a próxima semana.

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