Escalada da Maestria empresarial

Escalada da Maestria empresarial

Bem, como de costume, vamos a um texto direcionado especialmente a você e ao sucesso de sua empresa!

 Você se lembra dos e-mails das semanas anteriores?

Falamos sobre a análise de dados para as decisões, sobre o planejamento e sobre a execução.

PDCA engloba exatamente os pontos que havíamos discutido. Ele engloba toda a relação entre planejar, analisar e executar. Tudo isso, pretendendo a otimização de cada ação de sua empresa.

Entenderemos juntos essa metodologia e como aplicá-la!

Vamos lá!

Bem, como de costume, vamos a um texto direcionado especialmente a você e ao sucesso de sua empresa!

Semana passada te escrevi sobre o PDCA, uma metodologia bastante utilizada no mundo empresarial. O legal dessa metodologia é que ela é utilizada em empresas de todos os portes e segmentos, não importa se você é pequeno, médio, grande ou gigante, o PDCA é pra você!!!

Hoje eu vim te falar sobre o SDCA, uma metodologia complementar ao PDCA. O SDCA assim como o PDCA é utilizado em todos os tipos de empresa, e a execução dele garante a melhoria contínua dos seus processos e resultados. Vamos lá, deixa eu te explicar como as duas metodologias se complementam.

O PDCA é uma metodologia de melhoria e o SDCA é uma metodologia de manutenção, sendo assim, o PDCA melhora o patamar daquele processo e resultado e o SDCA garante que o processo continua sendo executado e os resultados mantidos. Deixa eu te mostrar de forma gráfica:

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Simples assim, o PDCA muda de patamar e o SDCA mantém no novo patamar. Eu te falei semana passada que se a meta tiver sido atingida a ação tomada deveria ser: Padronizar, e é aí que o SDCA entra, o S é de Standard (Padrão).

Veja essa imagem:

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Agora que entendemos como as duas metodologias se interagem, vamos aprofundar um pouco no SDCA

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O S vem de Standard (Padronizar)

Na Padronização temos três ações a serem feitas:

1. Definir a Meta

Meta tem que ser SMART (poderia escrever um artigo só sobre isso, como não é o foco desse, vou só falar o que significa cada letra rsrs)

S – Specific (Específica), M – Measurable (Mensurável), A – Attainable (Atingível), R – Relevant (Relevante), T – Time Based (Temporal)

2. Mapeamento do Processo

Mapear os processos é basicamente documentar esse processo, ou seja, deixar de forma clara e disponível o passo a passo de todo o processo e quais as ações que devem ser executadas em cada etapa. Essa etapa é crucial para a manutenção do processo, treinamentos, checagens… Para conseguir manter no novo patamar, você vai precisar disso!!!

3. Elaboração do POP

POP é a forma que você vai avaliar as pessoas para garantir que o padrão está sendo cumprido, aqui você vai definir os pontos mais relevantes do processo e definir os critérios que serão avaliados para dizer se o processo está sendo ou não seguido. O POP vai ser essencial na etapa do C

O D vem de DO (Executar)

A execução tem basicamente dois passos:

1. Treinamento dos padrões

Você precisa garantir que todos dominem o padrão e consigam executá-lo. Por isso a importância da documentação do processo.

2. Execução do Padrão

Aqui é só executar, o time já conhece os padrões.

O C vem de Check (Checar)

Checar tem basicamente 2 passos:

1. Monitorar os Resultados

Vou resumir a explicação disso com uma frase “O que não é medido não é gerenciado”

2. Garantir o cumprimento dos padrões

Aqui é basicamente avaliar o cumprimento do padrão utilizando o POP. Você não criou ele atoa!!!

O A vem de Action (Agir)

Aqui ou você roda o SDCA de novo (caso a meta tenha sido atingida ou não tenha nenhum tipo de anomalia) ou caso contrário você roda o PDCA (caso tenha encontrado anomalias na execução do processo).

Para finalizar, vou te dar um exemplo simples mas que ilustra uma (das infinitas) possíveis formas de usar as duas metodologias.

Para deixar palpável, vou usar um exemplo bastante comum em vários tipos de negócio, a INADIMPLÊNCIA. Vamos lá:

Suponhamos que certa empresa tem, com o processo atual, uma inadimplência média de 5%. Estudando os resultados, os gestores entenderam que ali tinha uma oportunidade e resolveram atacar rodando o PDCA. Ao final do projeto, as metas foram atingidas e o resultado médio foi de 3% de inadimplência, logo, a ação tomada deve ser rodar o SDCA para garantir que o novo processo está sendo executado e a inadimplência se mantenha no novo patamar de 3%.

Essas duas metodologias são muuuuuuito mais completas e complexas do que isso que te falei nesses dois e-mails, meu objetivo aqui não é que você acabe esse e-mail dominando o assunto, meu objetivo é que você saiba o básico das duas metodologias, entenda a importância da gestão dos processos do seu negócio e tenha insumos o suficiente para pesquisar e se aprofundar mais nesses temas.

Espero que eu tenha conseguido cumprir com esses objetivos. Gestão é um assunto complexo (mas lindo rsrs) conte sempre comigo para te ajudar na árdua missão de gerir uma empresa.

E se você não entende seus números, procure quem pode te ajudar!

E a Empresa Contábil que vos envia este e-mail possui essa expertise!

Abuse e use dela!