Escalada Empresarial – Minha empresa, minhas regras !!!

Escalada Empresarial – Minha empresa, minhas regras !!!

Falaaaaa Empreendedor(a) de Sucesso!!!

https://www.instagram.com/sknprimecontabilidade/

Tenho uma frase que diz :

A expectativa desalinhada é a mãe do caos. Essa frase faz sentido pra você ?

Em Todos os aspectos da nossa vida isso pode ser um problema, trazer muitos transtornos nas relações interpessoais. E na relação empresário x colaborador eu diria que isso é prioridade.

Sua equipe é engajada ? produtiva ? focada em resultados ? Como você contrata ?  Como você promove ?  Como você demiti ? Como retém talentos ?

Toda construção precisa de uma boa base, e quanto maior a construção, quanto  maior o prédio maior deve ser essa fundação, mais profundo  esse alicerce.

  • Essa base, essa fundação para uma empresa é chamada, construção consciente de cultura.

 

É ela vai sustentar o  crescimento do seu negócio, e ela que vai nortear seus resultados, empresas de alta performance e resultados crescentes tem uma CULTURA FORTE.

E sou eu e você,  responsável por definir isso. Minha empresa minhas regras.

Hoje no nosso #papoempreendedor vamos uma séria sobre : Minha empresa Minhas regrasComo construir uma cultura que será a fundação para crescimento do seu negócio.

 Ao criar uma empresa, é importante se atentar a algumas características que sustentarão a imagem e a direção do negócio. Uma delas é a cultura organizacional, que leva em conta os valores, as crenças e as ações que definem como uma organização administra e lida seus negócios, parceiros e clientes.

Dessa forma, a cultura engloba elementos diários no ambiente de trabalho, como regras formais e informais, linguagem e estrutura física que afetam diretamente o dia a dia dos colaboradores.

Ou seja, se uma startup de marketing prega nos seus valores dedicação ao bem-estar do consumidor, mas na prática não implementa o marketing de relacionamento ou o CRM, então a startup não está de acordo com a sua cultura. Isto significa que, além dos colaboradores, a cultura organizacional afeta como a empresa é percebida pelo público.

Por que a cultura organizacional é tão importante?

 Além dos pontos trazidos acima, de que a cultura afeta o dia a dia dos colaboradores e a imagem da empresa, ela é a base moral e ética do negócio, desenvolvendo suas diretrizes.

A seguir, dois fatores que a cultura afeta, resultando na importância da sua definição e implementação.

Atração e retenção de talentos: 

Ao ter uma cultura sólida, a pessoa já tem uma pré-noção de como a sua empresa age no dia a dia tornando a atração de potenciais talentos mais espontânea e simples. Isso também diminui o esforço de retenção dos colaboradores. A consequência disso é ter times formados por pessoas de alta performance que, ao estarem alinhadas com os valores da empresa, são mais engajadas e produtivas. Além disso, uma cultura bem elaborada também auxilia na gestão dos recursos humanos, visto que orienta as relações internas e proporciona que os colaboradores trilhem um mesmo trajeto.

Consequentemente, isto promove um ambiente de competição saudável, em que tanto os objetivos pessoais quanto empresariais são trabalhados e alcançados, através de incentivos e reconhecimento de cada membro ao bater e/ou superar suas metas.

Processos mais ágeis

 Quando os colaboradores incorporam a cultura, eles se tornam autônomos quanto às regras explícitas e implícitas. Dessa forma, os processos ficam mais ágeis e naturais, na medida em que cada um sabe o que fazer e como agir. O efeito da cultura organizacional pode ser resumido, então, em três pontos:

  1. conquista de resultados empresariais e pessoais;
  2. aumento da produtividade e dedicação dos colaboradores e
  3. criação de imagem positiva para os agentes externos, como fornecedores e clientes.

Como definir a cultura da sua empresa

 Para criar ou transformar a cultura organizacional da sua empresa, você deve considerar alguns pontos essenciais que são avaliados a partir da realidade de cada negócio. São eles:

Crenças: no que a sua empresa acredita?

Valores: quais as motivações da sua empresa? Quais são seus objetivos e focos?

Costumes: é a manifestação das crenças e dos valores na prática.

Atividades: quais regras ou normas seus colaboradores precisam seguir ao realizar um trabalho?

Cerimônias: realização, formal ou informal, de eventos pelos membros da empresa.

Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas nessa hora, a fim de montar o perfil da cultural da empresa, são:

  • A empresa existe para ganhar dinheiro e ser eficiente ou por uma causa?
  • Os processos são estruturados ou flexíveis? Existe processo para tudo ou cada um pode fazer o que quiser?
  • Se deve ser conservador ou se pode arriscar em certas ações?
  • Os colaboradores são individualistas ou trabalham em grupo?

Vale ressaltar que, além de definir a cultura organizacional do negócio, a reflexão desses pontos e as

respostas dessas perguntas também ajudam na idealização da missão,

da visão e dos valores da sua empresa – a tríade que configura o

propósito e a identidade da instituição. Meusucesso.com

Então é isso bora formar um cultura forte,  voltada para resultados crescentes, assumir essa responsabilidade e tomar as rédeas desse processo. Porque se você não fizer alguém fara isso por você, e isso pode não ser legal

 “E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”

Vem  empreender com a gente e bora levar sua

empresa para próximo nível.

Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedor

Até a próxima semana.

Deixe um comentário