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Quem já ouviu; leva o guarda chuva que vai chover e chovia. Com Dinheiro não se brinca já diria minha mãezinha. Já são mais de 20 anos abrindo empresas e neste período acompanhei vários casos de sucesso empresas que cresceram e prosperaram, mas infelizmente vi muito mais empresas, naufragarem, ficarem pelo caminho, morrerem e curiosamente o sucesso ou fracasso das empresas na maioria da vezes estão ligadas ao mesmo fator.
“OXIGÊNIO”
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Dando sequência ao assunto sobre GERAÇÃO DE CAIXA E VENDAS hoje no nosso #papoempreendedor vamos trazer 10 técnicas de vendas infalíveis.
- 1. Ajude o cliente a entender o que ele precisa
Muitas vezes o cliente não tem clareza absoluta da natureza de suas necessidades. Por isso, exercite a empatia e sua sensibilidade para entender o real problema do cliente e entregar a ele a solução ideal. Essa atitude mostrará ao seu consumidor que você é um especialista que poderá resolver seus problemas a qualquer momento.
- 2. Estabeleça uma relação de confiança com o cliente
A fidelização do cliente é tão importante quanto à prospecção. Por isso, procure formas de fazer cada consumidor ter motivos para voltar a comprar com você. Essa é uma relação construída através da qualidade do produto/serviço e da experiência de venda. Seja ético, responsável e verdadeiro com seu cliente.
- 3. Seja flexível
Um bom vendedor se adapta às principais necessidades do cliente. Mais uma vez, cabe ao vendedor captar os reais desejos e dificuldades do consumidor. Se preciso, você deve até mesmo mudar um pouco sua postura para cativar a confiança do cliente.
- 4. Nunca subestime o cliente
Para o escritor Eduardo Zugaib, a época de “enrolar” o cliente está longe da nossa realidade atual. Os consumidores estão cada vez mais informados, exigentes e conscientes dos seus direitos. Por isso, nunca, sob nenhuma hipótese, tente enganar seu público. Sua reputação irá descer junto com suas vendas caso você escolha um caminho imoral.
- 5. Seja resiliente
A resiliência é a capacidade que uma pessoa tem de superar obstáculos sem deixar de lado a sua essência. A pressão e o “não” aparecerão a todo tempo. Portanto, exercite a sua capacidade de não se abalar com momentos difíceis e não levar as rejeições para o lado pessoal.
- 6. Mostre que tem senso de organização
Esse ponto é a consequência dos 5 passos citados no início do artigo. Familiarize-se com ferramentas de controle, como planilhas, e mostre ao seu cliente que seu negócio é seguro e organizado.
- 7. Crie uma estratégia
Para o especialista Gustavo Coelho, estratégia significa conhecer o comprador, suas necessidades, seus concorrentes e o diferencial do seu produto/serviço. Portanto, estratégias serão bem-vindas em qualquer etapa do seu negócio, basta você elaborar as que mais estão de acordo com o principal objetivo da sua empresa.
- 8. Seja criativo
O especialista em vendas, Carlos Cruz, ressalta a importância da criatividade na busca de soluções, como, por exemplo: usar argumentos que encantam o consumidor e fazem ele imaginar o uso do produto/serviço no futuro.
Praticar essa imaginação é o que transforma negócios comuns em inovadores. Esse pensamento é o que move grandes empreendedores que fazem o conceito se tornar um dos pilares da empresa, explorando sempre novas ideias de sucesso.
- 9. Acredite (e defenda) aquilo que faz
O primeiro passo para transmitir confiança ao cliente é esclarecer os benefícios do seu produto/serviço.
Mas não chegue diretamente falando disso. Ouça as dúvidas do seu consumidor e apresente os argumentos que o farão comprar uma solução.
Por isso, é importante saber o máximo de características do que a sua empresa vende.
Para aumentar a sua autoridade no assunto, fale de forma assertiva e com segurança para não gerar dúvidas sobre o seu conhecimento.
- 10. Não esqueça do marketing
O marketing da sua empresa e as vendas estão diretamente conectados com os seus resultados. Uma boa comunicação irá atrair o público alvo, e você pode fazer isso através de diversas ferramentas, como: site, redes sociais, email marketing, ações na rua, outdoors, panfletagem e muito mais.
Essas interações com o cliente podem ter foco em três etapas: captação de novos clientes, venda e pós-venda. Através do CRM, ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente, você pode controlar as métricas do resultado da sua comunicação com seu público.
Técnicas de vendas no varejo:
- 1. Não invada o espaço do cliente, saiba ouvir, observar e convencer. Sem “empurrar” o produto.
- 2. Entenda o motivo da compra e a necessidade do cliente.
- 3. Saiba ler a linguagem corporal do cliente. Muito do que não é dito verbalmente, é dito por movimentos e olhares.
- 4. Conheça bem os produtos. Parece simples, mas é fácil encontrar lojas em que os vendedores não conhecem bem os produtos que vendem. Por isso, não têm argumentos de venda.
- 5. Valorize o que está oferecendo, mas, para que os outros acreditem no seu produto, você precisa acreditar nele primeiro.
- 6. Ofereça produtos a mais identificando suas necessidades. Não tenha medo de oferecer novos itens, pois, muitas vezes, o resultado é positivo.
- 7. Invista no pós-venda e cative um cliente fiel. Essa ação faz com que ele volte a fechar outros negócios com você e indique a sua empresa para outras pessoas.
Técnicas de vendas para serviços:
Em casos B2B (Business-to-Business, em que uma empresa vende para a outra, é essencial entender a área de atuação do seu consumidor tanto quanto o da sua empresa.
- 1. Elabore FAQs, respostas para dúvidas frequentes, e ajude o processo de venda ao esclarecer facilmente o que é seu serviço.
- 2. Demonstre, com naturalidade, como as características do seu negócio suprem as necessidades do cliente.
- 3. Faça uma proposta específica para cada
- consumidor. Isso mostra que você está oferecendo algo personalizado e não padrão.
- 4. Apresente o testemunho de clientes atuais. É um dos gatilhos mentais mais importantes do processo de vendas, afinal, isso apresenta a qualidade dos serviços que você vende.
Técnicas de vendas para e-commerce:
O total de internautas brasileiros, em janeiro de 2021, chegou a 75% da população. O que significa que a presença digital virou questão de sustentabilidade para as empresas. Nesse meio, o e-commerce virou uma grande oportunidade no mundo dos negócios. Para este caso, as estratégias de marketing são cruciais no processo de venda. Por isso, separamos 4 técnicas que, quase, misturam vendas e marketing.
1. Utilize chat online e permita que os usuários tirem dúvidas em tempo real. Com isso, o índice de abandono de compras no carrinho diminui.
2. Invista em programas de fidelização, um recurso muito utilizado para encantar o consumidor e ficar ainda mais próximo dele. Você pode oferecer condições especiais para os clientes frequentes ou trabalhar com pontos, por exemplo.
3. Faça campanhas personalizadas, pois a grande sacada do meio digital é conseguir acertar públicos segmentados. Isso ajuda a otimizar e personalizar a sua comunicação.
4. Esteja presente nas redes sociais, afinal, é através delas que muitos consumidores passam a conhecer sua marca. Além disso, as redes sociais são uma ótima oportunidade para você desenvolver o seu tom de voz e a comunicação com seu público.
O que você aprendeu até aqui:
Existe um leque de técnicas diferentes para você melhorar sua abordagem de vendas. Lembre-se de que o aumento da sua reputação é o que vai elevar as suas vendas, e, para isso, é preciso botar a “mão na massa” e mostrar a seus clientes que os produtos/serviços que você oferece são os melhores.
É isso vendas não é apenas DOM ou APTIDÃO, também é muita técnica e conhecimento, então bora praticar os aprendizados e dar aquele reforço no nosso caixa.
“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
Vem empreender com a gente e bora levar sua empresa para próximo nível.
Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional.
Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedor
Até a próxima semana.