Escalada Empresarial – Prosperidade e abundancia

Escalada Empresarial – Prosperidade e abundancia

Prosperidade e abundancia!

Faaalaaa empreendedor de sucesso! Já sinto o cheirinho de churrasco

O ano de 2023 definitivamente não foi um ano fácil. Um ano de muitas incertezas e instabilidades políticas e econômicas. Uma transição de governo difícil e complicada,  depois de uma eleição mega-conturbada, sem falar ainda nos efeitos pós pandemia. Então esperamos um 2024 com Prosperidade e abundancia

Mas então o que esperar para 2.024?

Estamos na  primeira semana do novo ano. Os primeiros dias de 366 oportunidades de crescer e promover a mudança que você gostaria de ver e de ser!
Porém, para conseguirmos correr atrás dos nossos sonhos, metas e objetivos eu acho importante termos uma noção do panorama do cenário atual, até porque para chegarmos em algum lugar precisamos saber onde estamos…
Brasil: Retrospectiva 2023

As reformas e o nó fiscal

O desequilíbrio das contas públicas brasileiras ficou evidente no início do ano, com a aprovação de cerca de R$ 170 bilhões de despesas fora do teto de gastos. Isso pavimentou o caminho para uma nova regra orçamentária: o arcabouço fiscal.
Aprovada em agosto, a nova lei afastou o risco de o Brasil ficar sem uma regra fiscal capaz de nortear as contas do governo. Por outro lado, o arcabouço não colocou em discussão uma priorização de gastos, pois ele garante o contínuo avanço das despesas além da inflação.
Outro marco importante de 2023 foi a aprovação da reforma tributária. A nova regra simplifica o sistema de impostos, reunindo diferentes tributos em uma alíquota única – mas diferentes setores fizeram pressão e obtiveram alíquotas reduzidas. De qualquer maneira, o efeito no longo prazo é positivo para a produtividade do país.

Meta mantida e Selic em queda

Depois de muitos rumores sobre uma possível elevação da meta de inflação a partir de 2026, o Conselho Monetário Nacional (CMN) decidiu manter a meta em 3%.
Essa sinalização, somada ao processo de desaceleração da inflação no segundo semestre, promoveu um alívio. O IPCA (principal índice de preços do país) provavelmente encerrou 2023 ligeiramente abaixo do limite da meta, que é de 4,75%, mas ainda distante do alvo, que é de 3%.
As expectativas dos analistas de mercado para a inflação à frente ficaram mais próximas da meta estipulada – o que significa que houve uma reancoragem, ainda que parcial, das projeções.
Com base na melhora do cenário, o Copom iniciou em agosto o ciclo de queda de juros, promovendo quatro cortes de 0,5 ponto percentual. A Selic encerrou 2023 em 11,75%.

Safra recorde e desemprego baixo

Quando 2023 começou, as expectativas para o crescimento do PIB brasileiro estavam abaixo de 1%. De forma surpreendente, a economia do país deve ter encerrado o ano com um avanço de quase 3% (os dados oficiais do acumulado do ano só serão divulgados pelo IBGE em março).
O principal motor da economia foi a agropecuária, que colheu uma safra recorde de grãos no primeiro semestre. Em menor medida, o aumento dos gastos públicos também colaborou.
Na ausência do empurrão do agro, o PIB esfriou na segunda metade do ano, mas o crescimento do início de 2023 garantiu um mercado de trabalho aquecido. O desemprego encerrou o ano abaixo de 8%, em um nível inferior ao da média histórica (10%).
Diante desse cenário eu acredito em uma onda de crescimento, os próximos 3 anos serão anos de prosperidade e abundancia. E não é só fé e positividade não os números apontam pra isso.

O Ano Novo chegou, então  chega de desculpas!

 Sabe todas as promessas de ano novo que foram feitas, anotadas em listas e projetadas para serem concretizadas este ano? CHEGOU A HORA!
Não espere o Carnaval para começar a agir diferente. Não espere a rotina do país se normalizar para colocar o seu planejamento em ação. Não deixe a sua insegurança te impedir de ser a sua melhor versão!

Aprenda com quem trilhou este caminho!

A Deloitte, uma das quatro maiores empresas de consultoria empresarial do mundo, lançou um estudo em conjunto com a revista Exame em que ela rankeou as 100 Pequenas e Médias Empresas (PMEs) que mais cresceram no Brasil em 2023 e aqui estão alguns ensinamentos que podemos adquirir ao analisar o ano destas empresas:
  1. Pense em lançar novos produtos e serviços
 Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, o truque é manter o cliente sempre interessado em soluções e novos produtos. Esta é a ação que mais contribuiu para o crescimento das PMEs listadas!
  1. Melhore o seu processo de vendas
 De acordo com a pesquisa, um processo de vendas ágil pode alavancar muito o desenvolvimento de uma empresa, sendo esta a segunda ação que mais contribuiu para o crescimento das PMEs estudadas.
  1. Foque na satisfação do cliente
 Atualmente há diversas empresas que oferecem serviços e produtos bastante semelhantes por preços quase iguais. Para que você seja escolhido como o preferido do mercado, você tem que se destacar de alguma maneira. Uma das maneiras mais efetivas e impactantes de atingir os consumidores é através de um atendimento de qualidade e que leve em consideração a experiência deles.
  1. Invista em inovação
 Cerca de 27% das 100 PMEs que mais cresceram em 2023 apontam que implementar inovações e serviços tecnológicos auxiliou no crescimento do seu negócio. Mesmo que estas soluções possam representar um investimento financeiro maior, decidir modernizar sua empresa pode ser um passo a mais rumo ao sucesso.
  1. Saiba qual o objetivo da sua empresa
 Um planejamento de negócios é fundamental para se ter sucesso com uma PME. Afinal, se você não souber o objetivo da sua empresa, como o mercado vai saber? Dentre as empresas entrevistas, 22% delas afirmam que definir um foco de atuação do negócio é uma das ações que mais contribuíram para o crescimento das empresas.

Conclusão

A razão deste texto existir é o de te estimular a fazer com que este seja não apenas a semana 1 do ano, mas o também a semana 1 de uma nova era na sua empresa! Ouse, se proponha e se disponha a participar das mudanças que estão acontecendo no mercado!
Eu te convido a colocar as metas de Ano Novo em prática e fazer com que o lugar no qual você quer chegar seja mais que uma projeção, mas uma realidade.
Aja diferente, seja a mudança!

E o nosso treinamento Escalada empresarial é a ferramenta certa para levar a sua empresa para o próximo nível. 

Quer saber mais? Entre em contato e bora decolar.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
Siga a SKN no Instagram e fique por dentro de várias novidades!

https://www.instagram.com/sknprimecontabilidade/

Vem  empreender com a gente e bora levar sua
empresa para próximo nível.

Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedorAté a próxima semana.

Deixe um comentário