Metodologia OKR
Faaalaaa empreendedor de sucesso! Quem irá surfar essa onda ?
Qual a sua expectativa para os próximos 3 anos em relação a economia do país ?
Bom pra mim a reposta a essa pergunta passa por dois pontos :
1 – Otimismo, positividade e fé, eu particularmente acredito que deve acompanhar todo empreendedor que quer ter sucesso.2 – Próprio movimento da economia, queda de juros, da inflação, do desemprego, aumento do PIP e o próprio governo tendo que fazer um excelente mandato pensando já na reeleição.
Você e sua empresa estará pronto pra surfar essa onda ?
Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:• [27/10] – Planejamento Estratégico
• [09/11] – Cultura Empresarial
• [16/11] – Metodologia OKR
• [23/11] – Ritos de Gestão
O que é a Metodologia OKR ??
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“NÃO SE GERENCIA O QUE NÃO SE MEDE, NÃO SE MEDE O QUE NÃO SE DEFINE, NÃO SE DEFINE O QUE NÃO SE ENTENDE E NÃO HÁ SUCESSO NO QUE NÃO SE GERENCIA.
Como será que a metodologia de gestão deles funciona e por que ela parece ser tão efetiva a ponto destas empresas crescerem tanto e parecerem estarem sempre tão alinhadas?
Bom, a maioria das empresas grandes, principalmente as de tecnologia, utiliza a metodologia OKR em suas gestões internas e uma das características mais legais desta metodologia é que ela pode ser implementada em qualquer empresa, independente do seu tamanho, ramo de atuação ou número de funcionários. Ela pode até mesmo ser utilizada para a sua vida pessoal!
Esta metodologia tem como objetivo simplificar a forma de encarar os chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa.
O grande diferencial deste método é que ele é frequentemente reavaliado e acompanha facilmente mudanças nas metas que ele descreve. O OKR é um processo simples, de cadência rápida que envolve a perspectiva e a criatividade de cada time.
Mais do que uma metodologia de gestão para metas, OKRs ajudam a construir um senso de propósito para inspirar a equipe que irá trabalhar para atingir estas metas. Esta metodologia trabalha em cima de objetivos que devem ser significativos, orientados à ação e inspiradores. Alinhada a uma forte cultura empresarial, eles conseguem deslanchar nossos objetivos.
Exemplos de Metas e Métricas
Objetivo: Oferecer uma ótima experiência ao consumidor
Resultados-Chave:
KR 1) Manter o NPS acima de 75%;
KR 2) Aumentar a taxa de recompra de 45% para 60% em um ano.
Objetivo: Acelerar o crescimento de receita recorrente
Resultados-Chave:
KR 1) Aumentar a receita mensal por assinante para R$ 200;
KR 2) Contratar 3 novos vendedores.
Objetivo: Obter o máximo de receita com clientes da base
Resultados-Chave:
KR 1) Implementar um novo modelo de remuneração para suporte ao cliente;
KR 2) Aumentar a receita por cliente em 20%;
KR 3) Aumentar a retenção de clientes para 95%.
Objetivo: Construir uma cultura de engajamento dos colaboradores
Resultados-Chave:
KR 1) Atingir nota 9 no índice de engajamento;
KR 2) Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos 3 feedbacks;
KR 3) Realizar 5 atividades filantrópicas sugeridas pelos funcionários.
Objetivo: Aumentar a produção em 15% no próximo semestre
Resultados-Chave:
KR 1) Contratar mais 10 funcionários;
KR 2) investir em novos equipamentos, renovando ao menos 50% deles até julho.
Objetivo: Aumentar o lucro em 15% nos próximos 12 meses
Resultados-Chave:
KR 1) Cortar o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) pela metade;
KR 2) Aumentar o ticket médio em 18%
Objetivo: Lançar uma campanha de Dia dos Pais
Resultados-Chave:
KR 1) Elaborar o briefing até março;
KR 2) Analisar e aprovar o esboço até maio;
KR 3) Lançar a campanha em mês antes do Dia dos Pais.
Objetivo: Garantir sustentabilidade financeira da empresa
Resultados-Chave:
KR 1) Aumentar o faturamento em 20%;
KR 2) Reduzir custos operacionais em 20%;
KR 3) Reduzir custos em contratação em 10%.
Exercícios para definição de objetivos e resultados-chave
Eu vou (objetivo) medido por (conjunto de resultados-chave)
Uma boa meta precisa listar o que você vai realizar e a maneira como você vai medir o seu atingimento. As palavras-chave aqui são “medido por”, uma vez que medir é o que cria uma meta real e não apenas um desejo.
Os objetivos apresentam uma direção clara do que a empresa pretende conquistar. Cada objetivo pode ser formulado não apenas para tornar claro o que se deve buscar mas também para manter todos engajados na missão em questão.
Os resultados-chave servem de parâmetros para se determinar o quanto a empresa está perto de alcançar um objetivo. Em outras palavras, são metas menores que ajudam diretamente na conquista do alvo principal.
A seguir encontra-se um exemplo que vai te auxiliar a definir objetivos e resultados-chave da sua empresa.
1. Pesquise. Leia. Entenda. Vejam os exemplos.
2. Faça um brainstorming você com você. Escreva:Quais são os objetivos que você pretende atingir?
Quais resultados-chave te ajudariam a alcançar estes objetivos?
Como você traduziria isso em palavras?
3. Entreviste os líderes da empresa. Dos sócios aos gerentes e passando também por pessoas influentes.
Faça as mesmas 3 perguntas do item anterior.
4. Faça um fechamento buscando as interseções e as uniões do que você fez e do que os líderes disseram. 5. Defina quais serão os OKRs e os estruture segundo o modelo fornecido no começo desta seção. As metas definidas devem ser claras e específicas. 6. Valide com os líderes de cada área como eles se sentem com relação às OKRs que ficaram definidas e peça por feedbacks. 7. Estabeleça prazos de acompanhamento razoavelmente curtos, para que as metas possam ser constantemente revisadas.
Conclusão
Esta metodologia é muito ágil e de resposta rápida, por isso é fundamental que os ciclos de aplicação das OKRs sejam curtos, para que os objetivos propostos sejam revisados periodicamente e os gargalos de atingimento sejam identificados.
Aliado a esta metodologia, é recomendável a utilização de um sistema de acompanhamento de indicadores. A metodologia OKR é focada na gestão, enquanto um sistema de indicadores auxilia no acompanhamento das metas e de outros objetivos além delas.
Um sistema que é muito utilizado em conjunto com a metodologia OKR é o de KPIs (indicadores-chave de performance). Os KPIs são as métricas que você elegerá como essenciais para avaliar se a sua metodologia de gestão está sendo efetiva.
Agora que você conhece a metodologia OKR, sabe suas vantagens e que com certeza ela pode ser aplicada na sua empresa, por que não aplicá-la?
No texto da semana que vem, vamos falar sobre ritos de gestão. Eles têm por objetivo auxiliar a manutenção da sua gestão no passo certo e te ajudar a manter uma rotina com algumas atividades que ajudam sua empresa a funcionarem da maneira como você espera!
Estes artigos te ajudarão a desenhar um planejamento estratégico para a sua empresa a fim de você ter definido o ponto onde você quer chegar e o caminho que será percorrido até esta nova realidade. Vamos nessa!
Semana que vem estamos de volta!
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