Escalada Empresarial – Onde a maioria das Micro e pequenas empresas tropeçam

Escalada Empresarial – Onde a maioria das Micro e pequenas empresas tropeçam

Faaalaaa empreendedor de sucesso!!!!!

 

No nosso #papoempreendedor do dia 06/07 falamos sobre a importância de se investir em Treinamentos. Que os melhores do mundo nos esportes treinam diariamente mesmo já tem chegado lá.

 

 

Treinamentos, evolução a nível pessoal e da equipe não é uma opção pra nós líderes e empresários é uma obrigação.

 

Quanto em reais você já investiu em treinamentos esse ano ? E em compras on Line ? Fica a reflexão.

 

Sabe um assunto que todo empreendedor deveria investir ?

 

Aprender sobre delegação. Saber delegar está com certeza entre os maiores gargalos que impedem as empresas de crescer. No Livro O  mito do empreendedor do autor Michael Gerber o autor explica com detalhes o porque isso acontece. #ficaadica.

 

E hoje no #nossopapoempreendedor vou falar um pouquinho sobre delegação, mas saiba que é só a ponta do iceberg.

 

 

Saiba Delegar Tarefas e Faça uma Gestão de Sucesso

Saber delegar tarefas corretamente é mais um passo para o sucesso

 

Delegar tarefas almejando os resultados da equipe e da empresa é uma das habilidades mais importantes de um líder bem-sucedido. Quando feita adequadamente proporciona mais confiança, responsabilidade, conhecimento e desenvolvimento para os liderados.

 

Por isso, ao contrário do que muitos pensam, atribuir obrigações não é mandar. Saber essa tênue diferença é o que torna a gestão mais inteligente e assertiva.

Mas, qual é a diferença entre mandar e delegar tarefas?

Delegar é atribuir responsabilidades. O líder orienta, explica o porquê daquela solicitação, mas é o subordinado que estrutura e planeja a execução da tarefa, de modo a obter resultados efetivos. Já mandar é dizer ao subordinado o que ele deve fazer, com cada etapa previamente definida.

 

Por sua vez, ele simplesmente executa o que foi pedido, sem liberdade de opinar ou contribuir para alcançar os objetivos almejados.

Portanto, o gestor de sucesso é aquele que exerce o papel de consultor. Ele repassa o poder e fica disponível para esclarecer dúvidas e ajudar seus liderados quando solicitado.

 

Entretanto, esse perfil não é muito comum no ambiente corporativo. Grande parte dos gestores são pseudolíderes: controlam todas as etapas da produção e não dão liberdade para as pessoas. Muitos tomam as conquistas da equipe como mérito próprio, mas os fracassos atribuem sempre à falta de competência do executor.

Ao delegar tarefas, o líder tem como objetivo desenvolver o potencial de seus liderados. Ele conhece os membros de sua equipe e valoriza as competências de cada um.

 

Diferente do mau gestor, que tem medo dos seus subordinados fazerem algo melhor do que ele e, assim, se destacar perante a empresa.

 

Liderar é saber somar as competências para alcançar melhores resultados e compreender que o sucesso se dá por meio das conquistas e motivações do time.

Delegar tarefas como um líder de sucesso

Delegar tarefas de acordo com as competências e habilidades é um dos segredos da gestão de sucesso. Trata-se de uma das responsabilidades principais e igualmente desafiadoras dos cargos de liderança. Isso porque é por meio dela que o gestor alia as ações estratégicas da empresa ao desenvolvimento de seus subordinados. Até mesmo aqueles que têm inclinação para a liderança podem correr o risco de fazer isso inadequadamente. Abaixo, cito alguns dos principais fatores para conseguir executar essa atividade com êxito.

Descentralizar as atividades

Delegar tarefas é confiar, motivar e dar autonomia para os liderados. Muitos gestores têm receio de perder o controle sobre as atividades que desempenham ao repassá-las para seus subordinados. Pensam que o outro profissional não dará conta do trabalho e acreditam que se permanecerem com essa responsabilidade, a entregarão com mais rapidez e do jeito que esperam. Como consequência, ficam sobrecarregados e deixam de executar novas tarefas que mereciam a sua atenção. Ao mesmo tempo, não dão chances para seus liderados aprender algo novo.

Incentivar a participação dos profissionais

Os líderes devem delegar tarefas incentivando a participação ativa de todos os membros da equipe. Alguns não conseguem fazer isso porque têm medo dos seus subordinados oferecerem contribuições melhores que as deles. Gestores assim devem trabalhar sua autoconfiança, para não atrapalharem a evolução dos seus colaboradores.

Delegar tarefas e não responsabilidades

Dar mais liberdade aos liderados para executar as tarefas da forma como eles acharem melhor é diferente de atribuir a responsabilidade por aquela demanda. O líder deve ser participativo em todas as etapas de produção. E, principalmente, deve assumir não somente os sucessos (concedendo o devido mérito ao seu executor), mas também os fracassos de sua equipe.

Conhecer as competências de cada membro da equipe

Antes sair distribuindo tarefas, os líderes precisam conhecer bem as competências, habilidades e motivações de cada membro da equipe. Para isso, devem saber ouvir e lidar com pessoas, que permitirão identificar o nível de maturidade e o potencial dos subordinados. Essa análise garante a distribuição mais assertiva das demandas e contribui para a entrega de resultados acima da média.

Conhecer e praticar a cultura organizacional

Considerar missão, visão e valores da empresa é fundamental para delegar bem as tarefas. Isso resultará em demandas mais alinhadas aos objetivos e resultados da companhia, porém não adianta obrigar os colaboradores a seguir a cultura organizacional, se o próprio líder as ignora no dia a dia.

 

Supervisionar o andamento das demandas

Delegar tarefas não se limita apenas a atribuir determinada atividade a alguém. É necessário supervisionar a execução das demandas, mais com o intuito de obter ótimos resultados do que controlar o liderado. Dessa forma, é possível direcionar o trabalho aos objetivos da empresa e estimular o colaborador a explorar suas qualidade e competências.

 

Dar feedbacks constantes

Os líderes devem promover feedbacks constantes para orientar os profissionais. Por meio deles, é possível identificar dificuldades e investir em melhorias relacionadas à atribuição das demandas, além de ser uma excelente oportunidade de ressaltar os acertos e valorizar o profissional.

 

E mesmo que o colaborador não tenha alcançado os resultados esperados, saiba que o feedback também é a oportunidade de sinalizar seus pontos de melhoria, corrigir erros, orientar e evitar que se repitam da próxima vez.

 

 

O nosso treinamento escalada empresarial é uma ótima oportunidade para você aprender sobre gestão, liderança, empreendedorismo e muito mais, logo teremos uma outra turma e você não pode ficar de fora.

 

Então é isso, como disse Henry Ford certa vez:
Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ele ficar.

 

Esta com dúvida? consulte um dos nossos contadores especialistas e iremos ajudar você a crescer e ter sucesso em cada etapa da sua carreira empreendedora, na próximo semana trarei mais um conteúdo top que vai te ajudar na hora de planejar essa mudança.

 

Então é isso,  bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”

Siga a SKN no Instagram e fique por dentro de várias novidades!

https://www.instagram.com/sknprimecontabilidade/

Vem  empreender com a gente e bora levar sua

empresa para próximo nível.

Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedor

Até a próxima semana.

Deixe um comentário