Onde estão os nossos fãs?
Faaalaaa empreendedor de sucesso!
Estamos de voltaaaa… Dei uma paradinha por que estava focado no nosso Workshop Gestão 4.0, que foi no último dia 22/02, que aliás foi Incrível, uma manhã muito produtiva de muito aprendizado e vários insights. Mas a pergunta que ficou é: onde estão os nossos fãs?
Já anota ai na sua agenda nosso próximo evento será dia 21/03 as 8:30 e lógico você não vai perder.
No nosso último #papoempreendedor falei sobre vendas, e que empresa feliz é empresa que vende.
E hoje no nosso #papoempreendedor quero falar um pouco sobre Experiência do Cliente. E sua importância para fidelizar clientes.
Quais os principais erros na experiência do cliente?
Você sabe quais são os principais erros na experiência do cliente?
As vendas são o motor de um negócio. Sem elas, é impossível manter uma empresa por muito tempo. Contudo, até o momento final de emissão de uma receita, existem diversos processos anteriores.
Um deles, é toda a etapa de relacionamento com o cliente. Proporcionar uma experiência única para os seus consumidores pode ser algo bastante desafiador e que faz muitos empresários errarem nesse momento.
Pensando nisso, resolvi escrever este artigo. Nele, mostrarei quais são os principais erros na experiência do cliente que você não deve cometer.
A importância da experiência do cliente.
Basicamente, ela pode ser definida como o valor agregado ou a satisfação que uma pessoa tem ao fazer algum tipo de negociação ou entrar em contato com uma empresa.
Esse processo passa por todos os departamentos do negócio, começando pela equipe de atendimento, passando pelo momento de pagamento, expedição e, até mesmo, o pós-venda. É um conceito que abrange todo o relacionamento da empresa com o seu consumidor.
Apenas entendendo esse termo já é possível ter uma base da importância que a experiência do cliente tem para a empresa: trata-se de um papel fundamental na decisão de compra e na jornada de consumidor.
Quando uma pessoa não tem uma boa experiência em determinado estabelecimento, a chance de ele não fechar uma negociação é muito alta.
Por outro lado, quando o gestor entende a necessidade de oferecer a melhor experiência ao seu cliente, ele fica a um passo de fechar uma venda e, além disso, conquistar a sua fidelização.
Os principais erros na experiência do cliente
Contudo, nessa tentativa, cometem falhas que minam completamente o sucesso da interação. Assim, apresentaremos os principais erros cometidos nesse aspecto para que você os identifique dentro do seu negócio e elimine-os o quanto antes.
Não entregar valor
Seguindo o mesmo exemplo, quando você tem profissionais de atendimento bem qualificados, eles são capazes de entender os anseios e os desejos do consumidor. Assim, apresentam soluções que efetivamente resolvem as demandas, fazendo com que o cliente tenha uma excelente experiência dentro do estabelecimento.
Acredite, quando um cliente enxerga valor em um negócio, serviço ou produto ele se torna fiel àquele estabelecimento, e sempre que precisar daquela solução, procurará a sua empresa mais uma vez. Porém, os benefícios não param por aí.
A pessoa que enxerga valor em uma empresa também se sente mais confortável em indicá-la aos seus amigos e familiares — criando, desse modo, o maior e mais poderoso efeito do marketing, que é o conhecido boca a boca, o que ajuda muito no fortalecimento de uma marca.
Oferecer apenas o que o cliente deseja
Ou seja, esses indivíduos precisam de um atendimento especializado de alguém que entenda a sua necessidade e ofereça a solução completa do seu problema.
Para proporcionar uma boa experiência e encantar o seu cliente, você precisa entender que a sua empresa não vende, simplesmente, um produto ou serviço.
É fundamental que você enxergue que os seus itens são soluções para determinado tipo de anseio, desejo ou que visam resolver problemas das pessoas. Explicando com exemplos, uma oficina mecânica não deve apenas vender peças. Ela precisa resolver o problema de pessoas que têm carros com defeito.
O exemplo clássico de um negócio que oferece uma grande experiência do cliente é a Apple. Aqueles que não estão habituados com esse universo podem acreditar que essa empresa vende apenas smartphones e notebooks. Mas a equipe comercial e de marketing da companhia sabe que eles estão vendendo muito mais do que simples itens: eles comercializam sensações, sentimentos e experiências únicas para as pessoas que adquirem os seus produtos.
Independentemente de você gostar ou não dessa marca é inevitável reconhecer que ela sabe muito bem como proporcionar uma brilhante experiência aos seus consumidores.
Não solucionar as queixas do cliente
Esse é um erro fatal e que danifica muito a imagem do seu negócio no mercado. Por menores que sejam essas demandas ou queixas, elas precisam ser solucionadas o mais rápido possível.
Quando isso acontece (mesmo que tenha sido proveniente de um erro grave da empresa), o cliente tende a relevar e voltar a fazer negócios no futuro.
Excesso de comunicação
Isso significa que você deve ter cuidado com o excesso de comunicação, tanto no momento do atendimento quanto em atividades de marketing e publicidade. Evite enviar mensagem com muita frequência aos seus consumidores, por exemplo. Além de demonstrar certo desespero para fazer uma venda, isso pode afastar muitos clientes que até teriam mais chances de fazer algum tipo de negociação com a sua empresa.
Centralização de meios de contato
À medida que os consumidores passaram a utilizar aplicativos de conversa instantânea, sistemas de streaming de vídeo e outras soluções, as empresas também precisavam se adequar a esses novos métodos de comunicação.
Assim, o processo de interação com o seu cliente deve ocorrer por meio de diversos canais. Ao fazer isso, você evita que uma pessoa deixe de se comunicar com a sua empresa pela simples falta de disponibilização do canal que ela tem mais costume de utilizar. Alguns exemplos que podem ser aplicados são:
• WhatsApp Business;
• contato pelo direct do Instagram;
• mensagens de texto instantâneo;
• ligações telefônicas;
• e-mails etc.
Entendidos os principais erros na experiência do cliente é importante passar para a etapa de medição do grau de satisfação desses consumidores. Esse ponto auxiliará na identificação dos eventuais erros que possam existir nesse processo.
Medição do NPS
A resposta do seu consumidor pode dizer muito sobre a experiência que ele teve no seu negócio. Portanto, essa é uma forma simples e muito eficaz de medir o nível de satisfação.
Customer Effort Score (CES)
Esse levantamento também é feito por meio de pesquisa. Nesse caso, você pode solicitar que o cliente emita uma nota de 1 a 5, em que 1 é o menor esforço possível e 5, o máximo. O questionamento deve ser: “qual foi o nível de esforço que você teve para que a sua demanda fosse resolvida?”
Avaliações on-line
O ideal é que esse questionário seja rápido e intuitivo. Muitas empresas utilizam o formato de resposta de 1 a 5 estrelinhas. Assim, o cliente tem mais agilidade na hora de responder e evita o abandono do questionário.
Utilização de ferramentas internas
Além disso, é interessante utilizar algumas ferramentas internas para avaliar a satisfação do cliente. O Speech Analytics, por exemplo, é uma alternativa interessante. Trata-se de uma tecnologia que permite ao usuário analisar a fala do consumidor.
Assim, é possível captar emoções e sentimentos do seu cliente. De acordo com cada uma delas, é possível oferecer um atendimento mais preciso e humanizado, contribuindo com a melhoria na sua experiência.
Agora que você já conhece os principais erros na experiência do cliente ficará mais fácil se atentar a eles para não cometer as mesmas falhas. Além disso, é importante medir o grau de satisfação dos seus consumidores, a fim de melhorar os processos, sempre colocando em foco a oferta do máximo de benefícios possíveis a cada pessoa que entrar no seu estabelecimento
Então é isso, Bora gerar uma experiencia Uaalll para nossos clientes, e passarem a ser nossos fãs.
E nós estamos aqui pra te facilitar a sua vida. Temos aqui uma equipe de contadores prontinho pra te ajudar.
Quer saber mais? Entre em contato e bora decolar.
Semana que vem estamos de volta!
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