Lembra quando a Casas Bahia lançou o bordão na propaganda “quer pagar quanto”? O golpe estava lá e caia quem queria, porém, essa visão traz uma reflexão importante sobre o assunto: dá para trabalhar assim ou não.
Voltando a pensar nas Casas Bahia, trata-se de uma das maiores lojas de varejo do Brasil e tem uma estrutura grande. Portanto, a empresa tem uma política de precificação bem-feita e que garante uma lucratividade interessante.
O resultado é positivo quando a receita supera as despesas, não é mesmo!? Dessa forma, confira a seguir se essa visão do “quer pagar quanto” é real ou não e descubra se pode servir para o seu negócio ou não.
Quer pagar quanto: Como não cair no erro de uma precificação inadequada?
Precificar é uma arte e por isso a dica é prestar atenção a Preço de Mercado, Percepção de Valor (Valor Agregado) e Preço Sustentável. Nesse cenário, essa tarefa não é das mais fáceis, porém há um caminho bastante interessante.
No caso do preço sustentável, é preciso saber o valor que cada produto deve ser vendido para cobrir os custos/despesas, bem como, garantir o lucro esperado. O desafio pode ser vendido de uma maneira bem interessante: o markup.
Markup: Aprenda a ter uma precificação adequada com esse recurso
Markup é um tipo de multiplicador aplicado em relação ao custo de um produto. Assim, trata-se de descobrir o preço de venda para suprir os custos e ter lucro.
Para saber a importância que essa metodologia tem, há três variáveis incluídas. Desse modo, veja abaixo cada uma delas em porcentagem:
- Despesa: Indica o peso que a despesa e quanto impacta na Receita.
- Impostos: Demonstra o quanto de impostos impactam a sua Receita.
- Lucro: Indica a margem de lucro almejada para conseguir o lucro.
Agora que você sabe as três variáveis sobre o markup, é preciso prosseguir. Resta entender a fórmula e dá para explicar assim:
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Markup = 1 / (1 – (% Despesa + % Impostos + % Lucro))
Para usar essa metodologia, considere o período como o de 12 meses (1 ano). Imagine uma loja de roupa e que apresenta os seguintes resultados:
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Receita= R$36.000,00
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Despesa= R$14.400,00
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Impostos= R$ 600
Com o cenário acima, fica claro que a despesa onerará 40% da Receita do período. Por outro lado, os impostos representam 1,66% da Receita, não é mesmo!?
Por tratar-se um faturamento que não supera R$81.000,00, dá para perceber que o segmento da empresa é o MEI. Em seguida, o lucro esperado para esse setor é de 30% e por isso a conta é a seguinte:
O Markup funciona como um multiplicador, ou seja, no exemplo acima seria preciso multiplicar pelo custo. Suponha que uma peça de roupa é comprada por R$15,00, então o cenário fica assim: R$15,00 x 3,52= 48, esse é o preço de venda da peça.
Simples de usar essa conta, certo!? Enfim, deixe o “quer pagar quanto” apenas para o marketing.