Escalada Empresarial – Você já foi chamado de chato?

Escalada Empresarial – Você já foi chamado de chato?

Você já foi chamado de chato?

Faaalaaa empreendedor de sucesso! Você já foi chamado de chato?

Eu tenho uma frase que diz :

“Velocidade sem consistência e direção é o caminho mais rápido para lugar nenhum.”

Se você, é empresário, empreendedor, é um líder e ainda não foi chamado de “chato“ pode acreditar tem alguma coisa errada com você pode ter certeza. Talvez seja exatamente ai, “nessa sua falta de chatice“ o que está comprometendo os seus resultados e o crescimento da sua empresa.

O que pra muitos pode ser chamado de chatice, para nos empreendedores de sucesso, chamamos de pensamento critico e ritos de gestão.

Encerramento hoje a nossa serie de 4 e-mails hoje falando sobre quem não planeja, planeja falhar !!!

Este texto faz parte de uma série de quatro artigos:

•          [27/10] – Planejamento Estratégico
•          [09/11] – Cultura Empresarial
•          [16/11] – Metodologia OKR
•          [23/11] – Ritos de Gestão

Hoje no nosso #papoempreendedor vamos falar sobre: Ritos de gestão !

Ritos de gestão

  1. O que são Ritos de Gestão?

Os Ritos de Gestão são rituais ou cerimônias planejadas que visam acompanhar, controlar, alinhar e fortalecer o Planejamento Estratégico vigente.
Eles podem ser diferentes práticas e formatos, como reuniões de equipe, formulários e questionários e até mesmo informativos ou canais de comunicação.Após a definição do planejamento estratégico da empresa, onde se tem bem definido “quem somos” (itens da cultura) e “onde queremos chegar” (OKR’s), são os ritos de gestão que irão nos auxiliar a chegar nos objetivos traçados, criando marcos de percurso, como se fossem uma espécie de pontos de apoio.

É através dos ritos de gestão que será verificado se as diretrizes definidas para alcance dos objetivos estabelecidos estão sendo ou não eficazes, e caso não estejam, quais ações devem ser tomadas para redirecionar o caminho a ser tomado.

Outra função dos ritos de gestão é garantir uma comunicação eficiente entre a equipe. Desta forma, é garantido que estejam claros quais são os objetivos a serem alcançados e também que todos estejam alinhados das estratégias que são definidas para isso. Isso vai manter todos remando sempre na mesma direção.

2. Exemplos de Ritos de Gestão

Reunião Geral
Periodicidade: Semanal
As reuniões gerais são encontros realizados com todos os membros da empresa. Nelas são discutidos assuntos mais gerais, que dizem respeito a todos os departamentos.Reunião dos Líderes de Áreas
Periodicidade: Semanal
Nestas reuniões participam os líderes de cada uma das áreas da empresa. Nelas, são discutidos assuntos mais estratégicos que demandam grandes tomadas de decisões e envolvam mais de uma área.

Reunião Entre Departamentos
Periodicidade: Quinzenal
Estas reuniões são feitas entre os departamentos que atuam diretamente um com o outro, fazendo alinhamentos de casos específicos levantados na rotina de cada um.

Reunião de Departamento
Periodicidade: Semanal
As reuniões dos departamentos são reuniões feitas por cada equipe separadamente, nas quais são discutidos assuntos mais específicos das atividades de cada um. Nesta reunião também é comum o líder da área repassar pautas da reunião dos líderes de departamentos.

Planejamento de Orçamento
Periodicidade: Mensal
Um planejamento de orçamento geralmente é feito projetando-se certa periodicidade, como o próximo trimestre. É interessante que este planejamento seja revisto mensalmente e validado, além de se projetar um próximo mês, garantindo sempre estes três meses de planejamento.

Revisão de Planejamento Estratégico
Periodicidade: Tri mensalmente
Momento em que são revistos e atualizados os objetivos e resultados-chave definidos. A revisão é feita em diversas etapas, em que há as definições, validações, revisões e aprovações a serem feitas.

Exercícios para definição de objetivos e resultados-chave

A seguir encontra-se um exemplo que vai te auxiliar a definir os ritos de gestão que fazem mais sentido para a sua empresa.

Pesquise. Leia. Entenda. Vejam os exemplos:

1. Faça um brainstorming (chuva de ideias) você com você. Escreva:
Como é o alinhamento estratégico e a comunicação da sua empresa?
Como estes processos poderiam ser melhorados?
Como você traduziria isso em ritos e atitudes?

2. Entreviste os líderes da empresa. Dos sócios aos gerentes e passando também por pessoas influentes.
Faça as mesmas 3 perguntas do item anterior.

3. Faça um fechamento buscando as interseções e as uniões do que você pensou e do que os líderes disseram.

4. Defina quais serão os ritos de gestão e a periodicidade com que eles acontecerão.
5. Valide com os líderes de cada área o que eles acharam dos itens e se eles concordam com a periodicidade definida.

Conclusão

Os ritos de gestão são um mecanismo de auxílio e de manutenção de uma metodologia de gestão bem definida e estruturada e o compromisso com estes encontros e atitudes devem estar embutidos na cultura da empresa, para que o planejamento estratégico siga com o que ele se propõe e seja efetivo para uma empresa.

Ainda sobre os ritos de gestão é importante frisarmos dois pontos.

O primeiro é com relação ao cumprimento deles, pois por mais que no começo seja difícil embutir uma nova cultura de compromissos nas agendas de todos na empresa, é muito importante que estas reuniões e atitudes sejam valorizadas e sirvam a um bom propósito para a empresa.

O segundo é que é importante usar estes ritos para gerar dados que possam ser utilizados em decisões futuras, como aceitação da empresa sobre determinada decisão e organizar responsáveis por determinadas ações, para que a empresa tenha cada vez uma cultura mais voltada para o embasamento em dados.

Para que o engajamento dos colaboradores seja mais natural e valorizado, é muito importante que também haja ritos que tenham a função de estimular a auto motivação e o reconhecimento das pessoas, para elas se sentirem mais parte da empresa, seja uma dinâmica ou uma pauta em uma reunião que vise reconhecer quem fez um bom trabalho naquela semana.

Este texto encerra a nossa sequência sobre Planejamento Estratégico. Nesta jornada nós aprendemos o que é um Planejamento Estratégico, como a Cultura de uma empresa é importante e representa a sua identidade, como uma Metodologia de Gestão OKR pode ajudar a guiar uma empresa para seus objetivos e como Ritos de Gestão podem ajudar na manutenção de um bom Planejamento.

Espero que você tenha gostado destes conteúdos e que já esteja aplicando-os na sua empresa, para que ela possa crescer e se desenvolver!

Esta com dúvida? consulte um dos nossos contadores especialistas e iremos ajudar você a crescer e ter sucesso em cada etapa da sua carreira empreendedora, na próximo semana trarei mais um conteúdo top que vai te ajudar na hora de planejar essa mudança.
Bora crescer, bora  decolar, bora levar nossas empresas para próximo nível.

Semana que vem estamos de volta!

“E nós podemos te ajudar nesse desafio, com uma equipe de especialistas, vamos tirar sua empresa do achismo e te ajudar a fazer uma gestão baseada em indicadores, então partiu colocar em prática os aprendizados de hoje, e bora decolar.”
Siga a SKN no Instagram e fique por dentro de várias novidades!

https://www.instagram.com/sknprimecontabilidade/

Vem  empreender com a gente e bora levar sua
empresa para próximo nível.

Nós da Skn Prime Contabilidade vamos além da contabilidade tradicional. Nós Somos contadores Gestores de Resultados e a nossa missão e cuidar do seu Sonho empreendedorAté a próxima semana.

Deixe um comentário