Escalada Empresarial – O CAMINHO DE OURO É O CAMINHO DO MEIO

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Quero começar esse nosso #papoempreendedor da semana como uma provocação:
“Do que é feito o EMPREENDEDORISMO ?
Feeling, intuição, ousadia e entusiasmo
ou
Inteligência,  estratégia e planejamento ? “
A verdade é que esse assunto da muito pano pra manga, ouvi aqui no nosso auditório, em uma palestra maravilhosa feita pelo Grande palestrante EDSON LOPES, do grupo KLA, que  “O CAMINHO DE OURO É O CAMINHO DO MEIO“. Ou seja o equilíbrio entre esses dois temas será crucial para sucesso do seu negócio.
Nos meus 20 anos de caminhada empreendedora as vezes foi preciso muita coragem, entusiasmo, feeling, intuição e por vezes foi a estratégia, o planejamento a inteligência que fez a diferença.
E como estamos em uma série de e-mails  falando sobre GERAÇÃO DE CAIXA, VENDAS, SUPERAR OS CONCORRENTES, SER MAIS COMPETITIVO,  por isso hoje no  nosso #papoempreendedor vamos começar a falar sobre: INTELIGÊNCIA COMPETITIVA.

O que é inteligência competitiva?

Inteligência competitiva é o monitoramento contínuo dos fatores internos e externos aos processos da organização. Com informações internas precisas e, principalmente, sobre as ações de concorrentes diretos e indiretos, é possível determinar quais são as estratégias e decisões mais adequadas para alcançar os melhores resultados. No que tange aos aspectos externos, ela pode ser dividida em 5 categorias básicas:

1.      Avaliação estratégica — quais são as principais táticas usadas pelos concorrentes?
2.      Análise operacional — como os seus concorrentes trabalham?
3.      Percepção do mercado — como os clientes percebem seus concorrentes?
4.      Capacidade tática — quais são os diferenciais competitivos da concorrência?
5.      Perspectivas de mercado — quais são as características do mercado em que você e seus concorrentes atuam e quão aptos eles estão para acompanhar as mudanças econômicas?

Além disso, existem os dados sobre fornecedores, clientes e outros parceiros de negócio, que podem, também, ser muito importantes para a tomada de decisão. Dessa forma, você pode planejar suas ações de forma estratégica.

Embora a inteligência competitiva se concentre na coleta de informações sobre a concorrência e outros agentes externos, você nunca deve deixar de capturar e analisar dados de processos internos. Essa avaliação mostra como está o desempenho do seu negócio, além de denunciar os seus principais destaques e gargalos.

Quem não se lembra da análise SWOT?

Esse é um dos métodos mais eficazes e usados para criar uma estratégia de inteligência competitiva.

Enquanto as forças e as fraquezas se referem às características internas da organização, as oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos.

Essa ferramenta de gestão é muito usada em vários projetos, pois possibilita a observação de aspectos internos e externos para criar táticas de gestão mais acertadas.

Por isso, essa é uma maneira de elencar e avaliar os fatores mais pertinentes para ganhar vantagens competitivas e combater falhas que interferem nos resultados.

Quais são as vantagens da inteligência competitiva?

A inteligência competitiva elimina um dos principais problemas nas empresas:

o “achismo”

Com informações precisas e pertinentes, você passa a analisar fatos, e não suposições. Com informações atualizadas, é possível implementar mudanças para garantir a competitividade do negócio e se adaptar facilmente a qualquer tendência ou atualização do setor.
Além disso, a inteligência competitiva também tem efeito positivo no ROI de investimentos, projetos, e esforços de vendas/marketing.
Outro benefício é poder economizar tempo e investimento para a tomada de decisão. No lançamento de novos produtos e serviços, por exemplo, ter inteligência competitiva significa otimizar o tempo de chegada dos itens no mercado.
Ter a capacidade de prever o comportamento dos concorrentes também configura uma grande vantagem, pois coloca seu negócio em uma posição estrategicamente privilegiada aos movimentos mercadológicos. Sua empresa pode encontrar grande vantagem, ainda, na hora de segmentar mercados inexplorados pela concorrência ou buscar públicos exclusivos.
E mais: com inteligência competitiva, seu negócio também será capaz de reduzir a imprevisibilidade do mercado, de potencializar a eficiência e, consequentemente, a receita, de fortalecer processos de inovação e de aumentar a tangibilidade dos resultados.

Como implementar a inteligência competitiva no seu negócio?

O ciclo de inteligência competitiva é dividido em 5 estágios. Confira a seguir:
Planejamento
Aqui, determina-se como será o processo e quais os objetivos. Esta etapa também serve para identificar as necessidades da inteligência competitiva, bem como as informações exigidas para que essas demandas sejam atendidas.
Exemplo: o planejamento tem como objetivos aumentar a abrangência da sua empresa no mercado e conquistar um percentual maior de clientes. Para isso, você precisa conhecer os dados dos clientes e da concorrência, como total de vendas, marcas mais vendidas/compradas, demandas não atendidas, pontos fortes e fracos etc.
Coleta e tratamento das dados
Aqui, as fontes de informação relevantes são identificadas, sejam elas internas ou externas. Também se verifica o tipo de tratamento que deve ser fornecido para a informação que será armazenada.
Exemplo: fontes de informação relevantes com os objetivos que estipulamos na etapa anterior são: IBGE, sites governamentais, dados da Junta Comercial do município, entre outros. Você também pode aplicar pesquisas de mercado para identificar as demandas dos clientes e ir à concorrência para analisar o atendimento. É importante que esses dados sejam filtrados por município ou região de atuação do seu negócio.
Análise final das informações
As informações coletadas na etapa anterior são analisadas e tratadas. Em seguida, elas serão usadas para elaborar os seguintes produtos de inteligência:

1.      Sumário executivo: documento composto por análises sobre o que pode impactar o negócio. Geralmente é gerado por fontes secundárias e sua apresentação é sucinta, apresentando de forma rápida e simplificada os caminhos a serem tomados;
2.      Alertas: análises breves sobre uma situação específica e relevante para um setor ou negócio;
3.      Relatórios analíticos: análises aprofundadas sobre um tópico mais amplo, como, por exemplo, tecnologia, novos produtos etc.;
4.      Projeções estratégicas: analisam tendências principais, como mercado emergente;
5.      Análise de situação: análise instantânea de desenvolvimentos externos que causem implicações. Por exemplo: o surgimento de uma nova tecnologia ou de uma nova regulamentação.

Disseminação
A análise das informações é entregue ao tomador de decisão, que pode ser você mesmo se você for o dono do seu negócio. Essa é a inteligência, que deve ser desenvolvida em um formato convincente e coerente para que o gestor possa verificar os resultados e tomar as melhores decisões.
Avaliação
O processo todo é avaliado considerando dois aspectos principais: o desempenho das etapas e a avaliação com os usuários para verificar se a inteligência competitiva trouxe resultados práticos.
Assim, o grande objetivo da inteligência competitiva é fazer com que seu negócio tenha mais sucesso por meio dos dados relevantes que, analisados da maneira adequada, são convertidos na sua estratégia, e otimizar seus resultados de maneira competitiva.

É isso ae galera, termino esse artigo com outra frase de Sun Tzu:

“Triunfam aqueles que sabem quando lutar e quando esperar”

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